Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella acaba de anunciar a suspensão do O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, protagonizado por uma mulher trans. De acordo com o mandatário, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, em sua gestão “nenhum espetáculo, nenhuma exposição vai ofender a religião das pessoas”.
A montagem, que seria exibida na capital fluminense, não tem como objetivo discutir religião, mas sim jogar luz sobre a transgeneridade, feminismo e diversidade sexual, com recorte especial para as periferias das cidades brasileiras. Além do espetáculo, estava prevista a realização de debates, shows, oficinas e filmes tratando da visibilidade LGBTQs. Por enquanto apenas as atividades ao ar livre, como uma feira de música e poesia, estão mantidas.
Não é a primeira vez que Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu é impedida de ser encenada. Em 2017 um juiz proibiu a apresentação em Jundiaí, interior de São Paulo. Na capital gaúcha o impedimento foi barrado pela Justiça, que considerou a ação como censura.
A censura causa preocupação em entidades contra homofobia
No caso de Crivella o veto da obra, que faz parte da mostra Corpos Visíveis, causa preocupação de entidades de defesa dos direitos humanos e da população LGBTQs. Alguns grupos temem que a ligação do político com a Igreja Universal possa prejudicar a isenção da gestão.
Durante o vídeo divulgado o prefeito, que já causou polêmica ao se recusar em participar do Carnaval na Sapucaí, acusou o jornalista e colunista do Jornal O Globo Ancelmo Goes de fake news. Segundo Crivella a notícia de que a montagem aconteceria no Parque Madureira é falsa. Mas não é o que diz o jornal The Intercept, que divulgou uma troca de e-mail demonstrando que negociações já estavam em curso entre a prefeitura do Rio e representantes da peça.
Esta foto da drag queen Soraya da Maré foi censurada pela Casa Civil
A produção de Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu vai entrar na Justiça para tentar garantir a realização da mostra. “Eles falam como se o evento tivesse sido inventado pela gestão anterior, mas ele está sendo tocado desde o ano passado. Colocam a gente como mentirosos”, criticou a produtora Karla Suarez em entrevista ao The Intercept.
Tem mais, algumas fotos de divulgação do espetáculo – entre elas imagens com trocas de afeto entre homens, foram censuradas pela Casa Civil da prefeitura carioca.
A nota no jornal divulgando a apresentação de uma peça no Parque Madureira não é verdadeira. A arena está fechada por ordem judicial. E mesmo que estivesse funcionando, não permitiríamos que equipamentos públicos fossem utilizados para ofender qualquer religião. #CrivellaPrefeito pic.twitter.com/aOztGGHsu5
— Marcelo Crivella (@MCrivella) May 31, 2018
E-mail divulgado pelo The Intercept com troca de conversas entre os dois lados
Publicidade
O procurador Demétrius Oliveira foi preso na manhã desta quinta-feira (23), após decisão da Justiça. O servidor...
Quem assistiu ao programa 'Live CNN', da CNN Brasil, na tarde da última quarta-feira (23), acabou se surpreendendo com...
Com crescimento de 60% nos últimos 10 anos, os evangélicos respondem hoje por 42 milhões de brasileiros, se...
Transferências milionárias, negociações misteriosas, quantias intermináveis de dinheiro, fama, o futebol é uma...
A polícia de Londres prendeu sete pessoas de um suposto culto de anulação genital no bairro de Finsbury Park. De...
Em inglês, o assédio nas ruas ganhou o apelido de "catcalling", mas ele tem um primo ainda mais perverso, o chamado...
Apelidada de “Viúva Negra”, Chisako Kakehi, uma japonesa de 74 anos ficou mundialmente conhecida por assassinar...
Aparentemente, no set de 'Missão Impossível', quem manda é o astro Tom Cruise. Membros da equipe do sétimo filme da...
A publicidade é um dos grandes trunfos para as empresas na internet. Em tempos de grande circulação de pessoas nas...