Inovação

Cuiabá terá pontos de ônibus de contêiner com jardim suspenso e energia solar

por: Mari Dutra

Em Cuiabá, uma iniciativa inovadora transforma contêineres que seriam descartados em pontos de ônibus.

O primeiro abrigo do tipo foi inaugurado em junho na cidade e já está em funcionamento. Ao todo, 82 paradas de ônibus deverão seguir o mesmo modelo. Através do programa “Adote um Abrigo“, empresas privadas podem financiar as estruturas e, em contrapartida, recebem o direito de exploração publicitária dos espaços por pelo menos cinco anos.

O primeiro contêiner foi instalado próximo ao Pantanal Shopping em uma parceria do poder público com a empresa  e com a Edificatto Arquitetura. Antes de se tornarem paradas de ônibus, as estruturas passam por um processo de restauração que inclui pintura, plotagem e a instalação de um jardim suspenso com plantas ornamentais que auxiliam no isolamento térmico. Com isso, os contêineres ganham pelo menos mais 15 anos de vida útil, segundo informações da Prefeitura de Cuiabá.

Com um toque de tecnologia, as paradas são equipadas com placas solares. A energia coletada é oferecida de volta aos moradores da cidade na forma de pontos de recarga USB para celulares e painéis de LED com informações sobre os ônibus que passam pelo ponto. Mini bibliotecas também devem fazer parte do espaço, que foi construído segundo as normas de acessibilidade e conta ainda com uma área especial para idosos, gestantes e obsesos.

Os pontos tecnológicos serão instalados em diversos pontos da cidade, com foco em locais movimentados, que recebem uma média de 5 a 10 mil passageiros por dia.

Publicidade

Fotos: Gustavo Duarte / Prefeitura de Cuiabá


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uber cria função que converte troco em créditos para novas corridas