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O futuro parece cada vez mais vir chegando em velocidade extrema, em veículos dirigidos pelas mãos do empresário e engenheiro sul-africano Elon Musk. Depois de criar o carro elétrico mais veloz e o foguete mais potente do mundo – e lançar ambos ao espaço com sucesso preciso – uma das empresas de Musk, a Boring Company (cuja tradução ironicamente quer dizer empresa chata, enfadonha) acaba de ganhar a licitação para criar e administrar uma linha de transporte subterrâneo em alta velocidade na cidade de Chicago, nos EUA.
Segundo o anúncio, não se tratará ainda de um hyperloop (transporte em velocidade supersônica), mas sim de um loop, veículo de alta velocidade sobre trilhos que transportará passageiros entre o centro de Chicago e o aeroporto O’Hare, cobrindo em 12 minutos um trajeto de 28 km. O sistema de trens tradicional da Blue Line atualmente realiza, na cidade, a mesma viagem em aproxidamente 45 minutos. O Express Loop, como vem sendo chamada a novidade, deixará as estações a cada 30 segundos, operando 20 horas por dia em todos os dias da semana.
Tudo ainda é conceitual, portanto não é possível estimar realmente maiores detalhes, como a dimensão das estações, o custo da construção ou mesmo da passagem. Musk, no entanto, sugeriu que as corridas custem entre 20 e 25 dólares – metade do custo da mesma viagem em Uber, por exemplo. Fontes afirmam que a construção custará 1 bilhão de dólares – e que todo o custo será pago pela própria Boring Company, que lucraria não só com as passagens, mas com a venda de produtos nas estações e viagens. A ideia é que cada veículo possa transportar até 16 passageiros e suas bagagens.
O projeto prevê veículos de emissão zero, funcionando com baterias Tesla (empresa também de Musk) deslizando sobre trilhos a cerca de 200 km/h como “patins”. Musk vem construindo outros túneis em Los Angeles e em Washington D.C., como parte de seu evidente projeto de levar a humanidade ao futuro através das altas velocidades e do combate aos combustíveis fósseis e à emissão de gases poluentes. Se tudo se der como sugere o projeto – e como ilustra a animação ilustrativa abaixo – parece ser mesmo hora de apertar os cintos.
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