Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se a extração e o uso de petróleo já provocam por si um terrível impacto ambiental, é também a partir dessa matéria-prima fóssil que se fabrica o plástico que, depois de utilizado, se tornará um dos tipos de lixo mais duradouros e poluentes. Inversamente proporcional ao mal que tal ciclo é capaz de provocar ao ambiente é a brilhante solução que a empresa inglesa MacRebur encontrou para combater tal cadeia como um todo: construir estradas a partir dos resíduos plásticos retirados dos oceanos e de aterros sanitários e lixões.
Tal qual o plástico, o asfalto utilizado tradicionalmente para a feitura de rodovias também tem no petróleo sua matéria-prima. Com isso, após 18 meses de testes a fim de reutilizar as toneladas de plástico desperdiçadas como substituto do petróleo na feitura de estradas, a empresa chegou ao MR6, um “aditivo aglutinante de alto desempenho” criado a partir da mistura do plástico com betume, capaz de oferecer não só uma utilidade para todo esse lixo plástico, como também de diminuir o uso do próprio petróleo na fabricação de asfalto.
“Essa estrada é feita de lixo plástico”
O impacto é, no entanto, ainda maior: o MR6 constrói estradas até 60% mais resistentes e duradouras que o asfalto tradicional com um custo consideravelmente menor – e ainda reduzindo a presença devastadora do plástico no mar e na natureza de modo geral. Segundo os sócios da MacRebur, uma tonelada de asfalto reutiliza de três a dez quilos de resíduos, e potencialmente ainda pode ser capaz de aquecer mercados e até mesmo criar novas oportunidades de emprego ao redor da coleta e reutilização do lixo plástico.
Tody McCartney, um dos sócios da MacRebur
São três desafios globais resolvidos com uma só grande ideia: oferecer utilidade às milhões de toneladas de plástico dispensadas, reduzir os custos bilionários da feitura de novas estradas e ruas, e criar asfaltos mais resistentes e duradouros, reduzindo assim também os custos da manutenção e reparo de tais asfaltos.
A animação abaixo ilustra o nascimento da empresa e seu ciclo de produção – e o futuro, quem sabe, ilustrará o impacto positivo de tais iniciativas.
Publicidade
Seja MUITO bem-vindo ao terceiro dia de Hypeness Talks, o Maior Congresso de Criatividade e Inovação do Brasil. Ontem...
Imagine arremessar uma câmera para cima e ela criar sozinha uma foto panorâmica do lugar que você está....
Quem passa pela frente do Bier Keller, em Porto Alegre, nem sabe que ali funciona um bar. E não precisa saber mesmo:...
O mundo mudou, mas o sistema educacional parece ter parado no tempo. Entre escolas em que professores são quase uma...
O que você verá no vídeo se chama levitação quântica: um supercondutor resfriado com nitrogênio líquido...
Tudo bem que você ama o Uber. A empresa tem defensores ferrenhos e tem gente que já nem lembra mais como era a vida...
Se viajar de avião pode parecer corriqueiro para algumas pessoas, para outras representa um verdadeiro desafio. Por...
Como aumentar as vendas na hora do almoço na Coréia? Inovando claro. O Emart fez uma promoção para o horário do...
Quem realmente não consegue abrir mão de um hambúrguer suculento , cheiroso, vermelho e especialmente sangrento,...