Debate

Entenda como 5 mulheres vão concorrer juntas a deputada em Pernambuco

por: Redação Hypeness

Desde as manifestações de junho de 2013 o Brasil é palco de debates sobre renovação política. Mas até o momento poucas mudanças foram colocadas em prática e os cargos eletivos ainda são dominados por uma parcela enorme de homens, em sua maioria brancos e de classe média.

Se depender da iniciativa de cinco mulheres pernambucanas o cenário deve se alterar nos próximos anos. A advogada trans Robeyoncé, a ambulante Jô Cavalcanti, a militante Joelma Carla, a jornalista Carolina Vergolino e a professora Kátia Cunha são co-candidatas à deputada estadual por PE.

Batizada de Juntas, a chapa de candidatura coletiva é uma tentativa deste grupo de jogar luz sobre a importância da participação feminina na política. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco  (Alepe) apenas 6 mulheres dividem os microfones com 43 parlamentares do sexo masculino.

Estas mulheres pernambucanas querem alterar o cenário político da região

Falando ao UOL as candidatas chamaram a atenção para a ausência de políticas públicas que contemplem necessidades das mulheres e a urgência de se pensar a democracia com um viés feminista.

“Nosso grupo é essencialmente feminista e vamos levar os valores feministas para tudo que fizermos. Só vamos parar quando qualquer mulher puder andar na cidade sem medo”, diz Carolina Vergolino.

Aos olhos do Tribunal Superior Eleitoral a candidatura coletiva não é permitida e formalmente uma pessoa deve se candidatar para ser votada e posteriormente eleita. Porém o mesmo TSE não impede o exercício coletivo do mandato, caso de Belo Horizonte, onde as deputadas Áurea Carolina e Cida Falabella dividem as responsabilidades do mandato.

Segundo o IBGE as mulheres formam 51,6% da população, entretanto a presença feminina no legislativo brasileiro é uma das mais baixas do mundo. O Mapa Mulheres na Política de 2017 coloca o Brasil na 167º posição entre os 193 países integrantes do ranking.

Publicidade

Foto: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Revista suspende colunista após masturbação em reunião online