Debate

Escolas de Rondônia serão obrigadas a hastear bandeira do Brasil Império

por: Redação Hypeness

Você já deve ter ouvido falar sobre um grupo de pessoas que defendem a instauração da monarquia no Brasil. Até o momento o debate estava restrito aos grupos de Facebook ou WhatsApp, entretanto agora um projeto de lei de Rondônia obriga as escolas do Estado a hastear a bandeira imperial.

A lei é de autoria do deputado Eurípedes Clemente (MDB), que mesmo se dizendo “apenas um simpatizante” do período, diz que seu gabinete é formado por “monarquistas de carteirinha”.

Quase 130 anos depois do fim da monarquia, ao lado dos pedidos por intervenção militar, o fetiche monárquico vem ganhando adeptos, principalmente entre os jovens. Os monarquistas, como são conhecidos, estão inclusive se mobilizando para o financiamento de uma viagem dos herdeiros da família imperial pelo país. A ideia é arcar com os 7 mil reais necessários para a excursão do casal dom Antônio de Orleans e Bragança, o terceiro na linha de sucessão imperial e dona Christine.

Você já ouviu falar de Antônio de Orleans e Bragança?

Porém a empolgação pela volta da monarquia parece não ter contagiado a população. Em Rondônia por exemplo, quase ninguém sabe sobre esta lei do deputado Lebrão, como é conhecido em função do que chama de “orelhas bonitas”.

“Nunca falaram nada”, disse ao BuzzFedd News o diretor da escola municipal de Porto Velho Maria Casaroto Abati.

O chamado Brasil Monárquico existiu durante o século XIX

Segundo especialistas ouvidos pelo próprio BuzzFeed, a ação do deputado Lebrão é ilegal, pois a Bandeira Imperial não é um símbolo nacional. Os símbolos regidos pela lei 5.700/71 são a Bandeira Nacional, Selo Nacional, Armas Nacionais e o Hino Nacional.

“Eu entendo como propaganda e o próprio autor [Lebrão] diz isso quando fala que é um simpatizante da monarquia”, diz o advogado Fabio Konder, que enxerga também uma “ilegalidade flagrante” na medida.

A lei quer obrigar escolas de Rondônia a hastear a bandeira da monarquia

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Igreja separa José e Maria em jaulas em crítica contra política de imigração