Debate

EUA aprovam primeiro medicamento à base de maconha para convulsões

Redação Hypeness - 26/06/2018

Os Estados Unidos acaba de dar um passo importante e histórico ao aprovar o primeiro remédio derivado de maconha. Indicado para os dois tipos mais severos de epilepsia infantil, o medicamento autorizado pelo FDA – agência reguladora do setor, é para ser aplicado de forma oral e contém em sua composição o canabidiol, portando apenas alguns resíduos do THC, mas sem induzir a euforia.

Apesar do anúncio a maconha segue classificada pelo FDA na posição número 1 entre as substâncias controladas e com riscos conhecidos. Ou seja, os estudos devem permanecer nos mesmos padrões estabelecidos para outras drogas.

“É um importante avanço médico, mas não significa a aprovação da maconha ou de seus componentes”, disse por meio de comunicado Scott Gottlieb, comissário do FDA. Lembrando que a decisão de legalizar ou não a maconha é de cada estado norte-americano, o que diga-se vem sendo combatido pelo governo Trump.

Trata-se do primeiro remédio derivado da maconha no mercado

A novidade foi recebida com alívio pelos familiares e sobretudo os portadores de epilepsia. De acordo com relatos os remédios comumente destinados distúrbio causavam efeitos colaterais como diarreia, vômitos, sonolência, entre outros.

“Estou muito feliz em ter um produto eficaz e que eu conheço a procedência”, disse ao Daily Mail Ellaine Wirrell, diretora de um programa para crianças com epilepsia da clínica Mayo.

A expectativa agora é de que a medida abra caminho para o experimento de outros remédios à base canabidiol para o tratamento de problemas como a ansiedade ou doenças inflamatórias. As síndromes de Lennonx-Gastaut e Dravet, para quais o uso do canabidiol foi liberado, causam convulsões incontroláveis e geram riscos de incapacitações físicas e intelectuais, provocando a morte prematura.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.