Sustentabilidade

Florianópolis inicia projeto piloto de coleta seletiva de lixo orgânico

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

A Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, acaba de dar um novo passo rumo ao tratamento adequado dos resíduos orgânicos.

Através de um novo projeto viabilizado em uma parceria com o Fundo Socioambiental Caixa, a cidade irá implantar um projeto piloto de coleta de resíduos orgânicos ponto a ponto. A prefeitura de Florianópolis pretende ser a pioneira na coleta de resíduos em três frações: recicláveis secos (já existente), orgânico e rejeito.

Publicidade

Foto: Adriana Baldissarelli/Divulgação

O projeto se soma a iniciativas de compostagem urbana, como o Minhoca na Cabeça, que doou 500 kits com caixa e minhocas para compostagem domiciliar, permitindo que os cidadãos reduzam sua pegada de carbono. Além disso, a cidade já conta com ao menos 30 pátios de compostagem e pontos de entrega de orgânicos.

Foto: Divulgação Comcap

Com essas ações, o município espera cumprir a meta estabelecida no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, evitando que 60% de seus resíduos secos e 90% dos orgânicos sejam desviados dos aterros sanitários até 2030.

Foto: Divulgação Comcap

Foto: Cristiano Andujar/PMF

Publicidade Anuncie

Créditos das fotos sob as imagens


Mari Dutra
Comunicadora e especialista em conteúdos digitais, Mariana escreve sobre turismo, sustentabilidade e o que mais der na telha. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog Quase Nômade.


X
Próxima notícia Hypeness:
Desafio de limpeza de praias leva vencedor para Mundial de Surfe na África do Sul