Debate

Haverá zoológicos no futuro? Concurso de arquitetura repensa conceito com foco no bem estar animal

por: Redação Hypeness

Os zoológicos já não gozam da popularidade de outros tempos. Pelo menos não no formato tradicional. Fruto do reflexo do avanço do debate sobre os efeitos da exposição de animais enjaulados, os zoos estão passando por uma mudança de conceito.

Por isso a Archstorming criou um concurso para eleger os melhores projetos para uma versão em compasso com as demandas do século 21. O Coexist: Rethinking Zoes selecionou três trabalhos de mais de 40 países. O pano de fundo para a aplicação do projeto foi o zoológico de Barcelona, que assegurou o compromisso de se debruçar nos cuidados com o bem-estar das espécies.

A chave para o futuro é a total integração entre animais e público

Entre as iniciativas inovadoras existe um consenso que pretende deixar para trás o conceito de isolamento do animais. A ideia daqui pra frente é promover uma integração cada vez maior entre as espécies e os visitantes, fator que deve aumentar a conscientização de preservação não só dos animais, mas de seus habitats.

No Brasil este elemento já se faz presente. O zoológico do Rio de Janeiro acaba de anunciar um projeto transformador em sua dinâmica para promover justamente um novo método de visitação sem causar danos para os bichos. Entre os setores criados no parque, localizado em São Cristóvão, está a reprodução de ecossistemas como a Floresta Tropical.

 

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Claudia Raia posa nua e dá recado inspirador sobre relação com o corpo: ‘Não posso ser sexy?’