Fotografia

Imagens que captam o início do surfe nos mergulham em nostalgia e no desejo de surfar

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Muito mais do que somente um esporte, o surfe é um estilo de vida – uma maneira de estar no mundo, e de enxergar o prazer do contato com o mar e o respeito pelas forças da natureza como princípios. A história do surfe é ancestral, remetendo a povos antigos da Polinésia, das ilhas do Pacífico e da América Latina.

O surfe moderno, no entanto, se populariza a partir do Havaí, no início do século 20 – e, desde então, tornou-se uma forte cultura, com seus códigos, linguagens, gírias e personagens próprios em cenários espetaculares. E alguns fotógrafos estavam presentes nos primeiros dias em que esses surfistas que tornariam o hábito quase milagroso de “andar em ondas” uma mania mundial.

© Tom Blake

Tom Blake foi um desses fotógrafos, que registrou surfistas no Havaí ainda nos anos 1930. A lenda conta que Blake foi a primeira pessoa a surfar as ondas da famosa praia de Malibu. A partir de seu trabalho, uma verdadeira linhagem de fotógrafos de surfe passou a registrar as espetaculares ondas e os corajosos aventureiros que primeiro as enfrentaram sobre então pesadas pranchas de madeira. Além de revolucionar as fotos de surfe e ajudar a disseminar essa cultura, Blake viria a transformar também a própria feitura das pranchas.

© Tom Blake

© Tom Blake

Um de seus discípulos mais diretos foi Don James, fotógrafo que começou a surfar ainda adolescente, na Califórnia dos anos 1930. Vivendo nas areias, dormindo em barracas e vivendo de frutas conseguidas em fazendas locais, James e seus amigos viviam a vida pelo surfe.

© Don James

Aos 16 anos, James, inspirado pelas fotos de Blake, começou a tirar suas primeiras fotos, utilizando uma Kodak Brownie, a primeira câmera comercializada para fotógrafos amadores. Quando, na década de 1960, o surfe havia se transformado em uma cultura imensa, lucrativa e popular, James se tornou um importante documentarista do esporte.

© Don James

© Don James

São imagens espetaculares, que nos fazem pensar não só no incrível surgimento de uma cultura hoje tão forte e popular, como também na própria natureza, e na complicada relação que mantemos com ela e, em especial, com o mar. Além disso, tais fotos parecem acender em cada um de nós aquele desejo, velado ou não, de um dia subir em uma prancha e elegantemente descer uma onda.

© Don James

© Don James

© Don James

© Don James

Publicidade Anuncie

© fotos: Tom Blake/Don Jones


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo russo clica o cosmos sobre o deserto da Namíbia