Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Muito mais do que somente um esporte, o surfe é um estilo de vida – uma maneira de estar no mundo, e de enxergar o prazer do contato com o mar e o respeito pelas forças da natureza como princípios. A história do surfe é ancestral, remetendo a povos antigos da Polinésia, das ilhas do Pacífico e da América Latina.
O surfe moderno, no entanto, se populariza a partir do Havaí, no início do século 20 – e, desde então, tornou-se uma forte cultura, com seus códigos, linguagens, gírias e personagens próprios em cenários espetaculares. E alguns fotógrafos estavam presentes nos primeiros dias em que esses surfistas que tornariam o hábito quase milagroso de “andar em ondas” uma mania mundial.
© Tom Blake
Tom Blake foi um desses fotógrafos, que registrou surfistas no Havaí ainda nos anos 1930. A lenda conta que Blake foi a primeira pessoa a surfar as ondas da famosa praia de Malibu. A partir de seu trabalho, uma verdadeira linhagem de fotógrafos de surfe passou a registrar as espetaculares ondas e os corajosos aventureiros que primeiro as enfrentaram sobre então pesadas pranchas de madeira. Além de revolucionar as fotos de surfe e ajudar a disseminar essa cultura, Blake viria a transformar também a própria feitura das pranchas.
© Tom Blake
© Tom Blake
Um de seus discípulos mais diretos foi Don James, fotógrafo que começou a surfar ainda adolescente, na Califórnia dos anos 1930. Vivendo nas areias, dormindo em barracas e vivendo de frutas conseguidas em fazendas locais, James e seus amigos viviam a vida pelo surfe.
© Don James
Aos 16 anos, James, inspirado pelas fotos de Blake, começou a tirar suas primeiras fotos, utilizando uma Kodak Brownie, a primeira câmera comercializada para fotógrafos amadores. Quando, na década de 1960, o surfe havia se transformado em uma cultura imensa, lucrativa e popular, James se tornou um importante documentarista do esporte.
© Don James
© Don James
São imagens espetaculares, que nos fazem pensar não só no incrível surgimento de uma cultura hoje tão forte e popular, como também na própria natureza, e na complicada relação que mantemos com ela e, em especial, com o mar. Além disso, tais fotos parecem acender em cada um de nós aquele desejo, velado ou não, de um dia subir em uma prancha e elegantemente descer uma onda.
© Don James
© Don James
© Don James
© Don James
Publicidade
Quem sofre cronicamente de paralisia do sono garante ser das piores sensações possíveis. Como um pesadelo acordado,...
Todo mundo gosta de rever fotos da infância, de quando todos os sonhos são permitidos (como deveriam ser sempre) e a...
Olhar fotos antigas é sempre uma ótima forma de entendermos o passado e visualizar como pessoas agiam e se portavam...
Nascido na Flórida, o fotógrafo criativo, talentoso e precoce Alex Stoddard iniciou seus trabalhos fotográficos...
Fascinada por diferentes culturas desde a infância, a fotógrafa Biljana Jurukovski gosta de tirar retratos de...
Martin Stranka, um jovem fotógrafo autodidata que vive em Praga, criou a série “I Found the Silence”, uma...
Sim. Você leu certo. Henry, é um simpático garotinho de dois anos e meio que fez algo espontâneo e incrivelmente...
Quando Laerte procurou o fotógrafo Rafael Roncato para fazer algumas fotos de divulgação, no final de 2012, ela...
O fotógrafo Julian Murray de Minneapolis, apresenta um ensaio fotográfico um tanto diferente mas que criou um visual...