Inspiração

Iniciativa de brasileira para dar visibilidade a mulheres escritoras na América Latina é premiada na Argentina

por: Redação Hypeness

Borges, Cortázar, Gabriel García Márquez, Benedetti… Os nomes da literatura latino-americana são muitos, mas nem todos se escrevem no masculino.

Buscando dar mais visibilidade às mulheres escritoras, um projeto da brasileira Leila Vilhena visa chamar a atenção para a desigualdade de gênero no mercado editorial do nosso continente. A iniciativa ganhou o nome de Ocupação Beauvoir e acaba de ser premiada pela 5ª Convocatória de Inovação Cidadã, um edital organizado pela Secretaria-Geral Íbero-Americana.

A proposta é criar uma “plataforma de incentivo e ativismo político-cultural para dar visibilidade às produções literárias de mulheres em toda América Latina“. Para isso, deverá ser criado um site que agregue cartazes, pôsteres e adesivos de artistas de todo o mundo, com destaque para o papel das mulheres na literatura. Após a confecção, as artes estarão disponíveis para download gratuito na plataforma e poderão ser utilizadas por qualquer pessoa.

Na Ocupação Beauvoir, qualquer mulher, seja ela integrante de movimentos institucionalizados ou ativista sem filiação com alguma organização, poderá encontrar um pôster ou cartaz para representar suas lutas locais. A cada arquivo baixado, a cada muro ou parede estampada com referências de escritoras, suas obras e sua vida, esperamos gerar uma provocação simbólica: conquistar nas ruas, o espaço negado às mulheres no mercado editorial.”, disse a publicitária e empreendedora social Leila Vilhena em comunicado à imprensa.

Entre as centenas de inscritos, apenas dez projetos foram selecionados. Após essa primeira fase, as iniciativas abrem uma chamada pública para colaboradores. Podem se inscrever pessoas interessadas em contribuir com o projeto durante uma imersão realizada entre os dias 9 e 21 de outubro deste ano na cidade de Rosário, na Argentina. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de junho. Os selecionados terão os custos de alimentação e estadia cobertos pelo programa, mas precisarão custear as passagens.

Publicidade

Foto em destaque: Josh Felise/Unsplash

Foto no corpo do texto: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras