Ciência

Este mês, Marte terá menor distância da Terra em 15 anos. E estará bem visível no céu

por: Vitor Paiva

Uma nova e colorida atração entrará em exibição entre os meses de junho e julho, na maior e de melhor definição tela que existe na Terra: o céu. Trata-se do planeta Marte, que se aproximará especialmente de nós durante esse período, e surgirá no céu noturno como um ponto alaranjado especialmente iluminado e maior.

O fenômeno acontece por conta do movimento de translação que cada planeta realiza ao redor do sol. Enquanto uma volta completa da Terra dura 365 dias e 6 horas, Marte leva 26 meses para completar o percurso – e, de dois em dois anos, tal diferença faz o planeta vermelho se aproximar do nosso planeta. É nesse momento que, como ocorrerá em junho e julho próximos, Marte se torna uma verdadeira atração de luz e cor nos céus da Terra.

A distância entre os dois planetas nesses meses de 2018 será a menor dos últimos 15 anos: “somente” 57,7 milhões de quilômetros de separação. A menor distância será registrada no dia 31 de julho, noite que será, portanto, a melhor e mais intensa para observação do planeta. Segundo astrônomos, nesse período não só Marte estará visível a olho nu, como será difícil não vê-lo: estará como um farol laranja no céu, no sudoeste após o pôr-do-sol, mais brilhante do que qualquer estrela, do que Júpiter e quase tão brilhante quanto Vênus.

Marte continuará em exibição nos céus da Terra até dia 31 de julho, quando começará a se despedir e se distanciar de nós – para somente entrar em cartaz novamente daqui a dois anos.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cataratas do Niágara aparecem congeladas por frente fria em registros incríveis