Debate

Mega-Sena tem coincidência bizarra e agora todos estão desconfiados

por: Redação Hypeness

O resultado do último sorteio da Mega-Sena deixou muita gente de orelha em pé. A escolha da bolinhas 50 – 51 – 56 – 57 – 58 – 59 reacendeu os debates sobre possíveis fraudes na loteria federal brasileira.

Inflamadas pelo ineditismo do resultado e o fato de que quatro apostas (um bolão em Salvador e jogos individuais em Canoas (RS), Maranguape (CE) e Marabá (PA) acertaram em cheio e vão dividir o prêmio de mais de R$ 38 milhões, as pessoas estão certas do roubo e enxergam o fato como uma prova cabal.

Existe mesmo fundamento para tais suspeitas? Pela lei da probabilidade todos os números possuem as mesmas chances de serem sorteados e as 60 dezenas da Mega-Sena geram por volta de 50 milhões de possibilidades. Ou seja, apesar de flertar com o bizarro, o resultado do último concurso está dentro do que estatísticos chamam de ‘improvável’.

As pessoas estão duvidando do sorteio da Mega-Sena

“Todas as cominações têm a mesma probabilidade. O conhecimento que as pessoas têm de probabilidade é muito pouco suficiente”, disse ao UOL Waldeck Schutzer, chefe do Departamento de Matemática da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

Para o presidente da Loteria do Estado do Rio (Loterj), Sérgio Ricardo de Almeida, “faz parte do jogo” e tudo está dentro do previsto do ponto de vista matemático. Em entrevista ao IG Sérgio se disse surpreso e admitiu ser a primeira vez em que vê este tipo e coisa. “Mas, certamente, nunca faria isso, de jogar números seguidos”, pontua.

Mesmo com as justificativas matemáticas muitas gente tem a pulga atrás da orelha com os sorteios da Mega-Sena. Em seu perfil no Facebook o professor de jornalismo da ECA/USP, Dennis Oliveira, manifestou sua desconfiança com ironia.

“A Mega-Sena sorteou as dezenas 50 – 51 – 56 – 57 – 58 e 59. E quatro acertaram. Tá, acredito!”.

A Caixa já foi alvo de questionamentos sobre supostos pesos diferentes nas bolinhas numeradas. Contudo segundo o Inmetro elas possuem o mesmo peso. A instituição diz ainda que os sorteios são acompanhados por auditores e monitorados por uma equipe da Caixa em Brasília.

 

Publicidade

Foto:  Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Taís Araújo revela ter sofrido 2 abortos e reflete sobre novela: ‘Sofri’