Debate

Metade dos brasileiros não sabe o que significa transgênero, aponta pesquisa

por: Redação Hypeness

Todo preconceito necessariamente nasce de profundas ignorâncias. É por isso que a primeira e mais eficaz arma contra o preconceito é mesmo a educação, o olhar empático – e poder conhecer e reconhecer o tema de que se trata qualquer opinião. No país que mais mata transgêneros no mundo, uma pesquisa recente indica que em torno de metade dos brasileiros simplesmente não sabe o que são pessoas trans.

Segundo a definição, pessoas transgênero são aquelas que não se identificam com suas características biológicas de nascença. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva, e concluiu que 49% dos brasileiros simplesmente desconhece o significado por trás do termo que coloca a letra T na sigla LGBT.

Por outro lado, 47% dos brasileiros acham que que os trans devem ter o direito de utilizar o banheiro referente ao gênero com que se identificam – o que equivale a cerca de 73 milhões de pessoas.

Marcha do Orgulho Trans, em São Paulo nesse ano

A mesma pesquisa aponta que praticamente metade da população, cerca de 49%, acham que os trans devem ter direito a fazerem a cirurgia de redesignação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os que sabem o que ser trans quer dizer, metade acha que tais pessoas devem poder alterar seus nomes em seus documentos de acordo com o gênero com que se identificam.

Tratam-se, portanto, de paradoxos que, diante de pauta tal urgente – e que coloca em jogo não só a maneira com que enxergamos como a própria vida e o direito de pessoas – precisam ser iluminados e vistos para que ao menos saibamos melhor e com menos preconceitos do que estamos falando.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Legalização da maconha medicinal sem autorização para plantio desanima pacientes