Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Diante das imensas “cabeças” de pedras vulcânicas que povoam em quase mil estátuas há milênios a Ilha de Páscoa, conhecidas como Moais, algumas perguntas se fazem inevitáveis: como um povo ancestral foi capaz de construir e mover as toneladas de pedra que formam tais obras? Pois ainda que boa parte do mistério ao redor dos moais permaneça, uma dessas dúvidas foi finalmente respondida: cientistas descobriram como as estátuas “receberam” seus Pukaos, os chapéus de cerca de 13 toneladas cada que algumas delas possuem em seus topos.
Segundo a descoberta, a técnica utilizada pela antiga população polinésia que habitava a hoje província chilena é semelhante a que europeus usavam para levantar navios afundados. Após rolarem as pedras de pedreiras locais até a beira das estátuas, para a instalação utilizavam cordas e aterros, levantando pouco a pouco os chapéus. Eventualmente os moais eram levemente inclinados, a fim de que os Pukaos fossem rolados sobre as cabeças sem maiores danos – para depois as estátuas serem enfim aplainadas.
Acima, diagrama que mostra como, com aterros e cordas, os “chapéus” eram movidos
Tal descoberta pode ajudar a desvendar os tantos outros mistérios que rodeiam a Ilha de Páscoa e seus Moais. Dessa forma, segundo a pesquisa – que se baseou em diversas evidências, como vestígios de aterros e algumas cavidades especiais nos chapéus de pedra, que permitem que os Pukaos fossem levantados e não caiam das cabeças – torna-se possível que uma pequena população como era a da Ilha construísse monumentos sem tantos recursos ou mesmo uma grande quantidade de escravos. Com a física e boas ideias, tudo parece mesmo ser possível.
Publicidade
O sonho de muita gente é fazer uma viagem para fora da Terra, conhecer um outro planeta, a sensação de viajar pelo...
Prepare seu coração! Nesta segunda-feira (14), a América do Sul será agraciada com um baita fenômeno astronômico:...
Algumas descobertas dentro do campo da astronomia, que para nós podem parecer banais ou desimportantes, em verdade...
A sonda DART foi lançada pela SpaceX em parceria com a NASA no último dia 23, e seu destino já está traçado, e ela...
Em 1993, arqueólogos encontraram o crânio de uma adolescente de 18 anos na caverna de Theopetra, um local na Grécia...
A invenção de três estudantes adolescentes da região de Gama, no Distrito Federal, oferece um resultado simples,...
O telescópio Hubble pela primeira vez pode ter detectado um “fantasma estelar”, um buraco negro específico...
Evitar o consumo de glúten para uma parcela da população é mais do que cuidar de sua dieta – pode ser uma...
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, concluiu que se exercitar por meia hora antes de...