Debate

Novo governo terá maior número de mulheres ministras da história da Espanha

06 • 06 • 2018 às 12:24 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Diante das crescentes acusações de corrupção sistêmica Mariano Rajoy deixou o cargo de primeiro-ministro espanhol. O anúncio coloca fim aos seis anos de gestão do Partido Popular, conhecido nos últimos meses pelo combate aos pedidos de independência da Catalunha.

A sexta economia europeia está agora sob a batuta de Pedro Sánchez, secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), nomeado pelo parlamento como substituto do premiê conservador. Contraponto ao movimento dos partidos de direita, cada vez mais presentes nos países europeus, a eleição de Sánchez foi resultado da união de apoios de diferentes setores de esquerda.

O novo premiê espanhol em encontro com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko

Para enfrentar uma série de desafios no poder, o novo primeiro-ministro espanhol vai precisar de uma equipe de governo afinada e para isso já fez história ao nomear o maio número de ministras para um governo em todos os tempos. Segundo publicou o El País ao todo serão oito mulheres contra dois homens.

As escolhidas de Sánchez vão chefiar pastas consideradas fundamentais para o curso da nova gestão, que já confirmou a abertura de diálogo com os separatistas catalães. São elas o Ministério da Fazenda e da Administração Territorial. A pedido da coalizão o primeiro-ministro Pedro Sánchez reafirmou a disposição de convocar novas eleições, mas sem precisar data.

Publicidade

Foto: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness