Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Tudo aconteceu enquanto Menotti contava um causo sobre um show realizado em uma penitenciário no início de carreira e citou a insistência de algumas pessoas em ouvir samba. Não é pra menos, afinal falamos do gênero mais popular do Brasil.
Pois bem, em tom de brincadeira que mais se aproximou do deboche e preconceito, Menotti justificou que não tocava samba porque além de não ter conhecimento suficiente, o gênero é “coisa de bandido”, disse ele arrancando risadas da plateia e do apresentador Serginho Groissman.
A visão de Cesar Menotti diz muito sobre o Brasil
“Sempre existem os agitadores que pedem que cante música que sabem que você não canta e insistentemente um agitador gritava: Canta um samba, canta um samba! Eu me desculpei, disse que não cantava esse tipo de música e o Fabiano, em uma grande gafe, comentou: ‘E tem mais, samba é música de bandido’”, finalizou.
Rapidamente a fala repercutiu nas redes sociais provocando a manifestação de figuras importantes para o samba, como as cantoras Alcione e Leci Brandão, que repudiaram a afirmação de Menotti.
“Samba não é música de bandido não. Bandidagem é quem compra a mídia pra gente ter que ouvir um monte de música que não traz nenhuma consciência; bandidagem é quem consegue fazer com que a cultura seja toda direcionada pra quem tem poder”, disse Leci em vídeo publicado nas redes sociais.
Diante da enxurrada de críticas César Menotti usou o Instagram para “se desculpar com os que se sentiram atingidos”. O músico negou ainda que tivesse sido racista e criticou o que considera “um texto sem contexto”.
Brincadeira ou não, a declaração que mais parece ter saído do século 19, tempo em que um negro podia ser preso por estar tocando samba, diz muito sobre como as expressões artísticas e culturais negras estão cercadas por uma visão estereotipada e preconceituosa.
A percepção exata deste sistema se dá a partir de uma linha histórica que nasce com a escravidão, passa pela criminalização do samba e da capoeira, das agressões sofridas pelos praticantes de religiões negras para finalmente desaguar no funk. Recentemente o estilo musical foi alvo de uma tentativa de criminalização por meio de um projeto de lei e dos jovens negros de periferias que invadiram shoppings da cidade de São Paulo e foram tratados pela sociedade e imprensa como criminosos.
Em texto publicado na Revista Fórum, Zaira Pires do Blogueiras Negras, aponta a falta de preocupação social em dar voz para a comunidade negra, em especial a juventude como fatores a serem considerados.
“A juventude negra, tal como todo o povo negro, tem sofrido muitas ausências, e qualquer iniciativa que nos coloque como protagonistas de nossa própria história merece respeito e louvor. Sair do papel de sobrevivente e tornar-se ser atuante em busca de satisfação e felicidade é um ganho sem tamanho e sem precedentes. E não há nenhuma dúvida de que o funk, sua estética e seus valores são grandes agentes dessa transformação”.
Lembrando que por unanimidade o samba foi eleito Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Por fim, deixamos aqui a frase de Alcione. “Respeite o sambista, respeite o Samba, respeite as Escolas de Samba e uma coisa é certa… o Samba é do mundo inteiro, portanto, ME RESPEITE!”
Publicidade
Se você já passou por isso, com certeza já ouviu o conselho de jamais reatar com um ex namorado(a). Certo? Pois...
A equipe de reportagem do SBT foi agredida por Kléber Eduardo Melo Vieira, o marido de Maria Verônica Aparecida...
O vídeo de um homem negro ajudando uma senhora branca a atravessar uma rua alagada do Rio de Janeiro provocou debate...
Ter uma vida sentimental ativa e saudável está difícil até paras as estrelas de Hollywood. A atriz e apresentadora...
Após inúmeras denúncias de assédio sexual contra o produtor Harvey Weinstein surgirem nos últimos dias, foi a vez...
“O que você consegue fazer nesse cabelo para ele diminuir?”, foi a pergunta que a modelo negra, Bruna Campos, de...
A professora substituta Amelia Ressler, de 30 anos, foi presa acusada de se masturbar na frente de alunos da segunda...
O Ministério Público do Rio de Janeiro aceitou a denúncia de Luccas Neto e Felipe Neto, contra Antônia Fontenelle...
Estamos em 2020, mas parece que o pessoal de marketing da Bombril ficou nos anos 50. A marca está sendo criticada...