Inspiração

Para agradecer ajuda de Bourdain, dono de restaurante doa lucro para prevenção ao suicídio

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

O chef americano Anthony Bourdain, um dos mais queridos e interessantes cozinheiros, críticos de gastronomia, escritores e jornalistas culinários do mundo, recentemente lamentavelmente decidiu tirar sua própria vida. As reações na imprensa internacional foram intensas, demonstrando não só o legado culinário de Bourdain, como também a própria rede de afeto que cercava sua figura. Um dos mais simples tributos a Bourdain, no entanto, acabou por sendo um dos mais comoventes, do dono do restaurante Xi’an Famous Foods, em Nova Iorque, através de um post no Facebook.

O chef e escritor culinário Anthony Bourdain

Segundo Jason Wang, o gerente do estabelecimento, a saúde econômica de seu restaurante ia bastante mal até que um dia Bourdain decidiu visita-lo, para seu programa “No Reservations”. Diante da surpresa da visita, o pai de Wang decidiu preparar diversos pratos do cardápio para receber a estrela da culinária e da TV – e, depois da visita, veio o sucesso, e as coisas melhoraram radicalmente em sua vida, de tal forma que hoje o Xi’an Famous Foods já possui nada menos que 12 filiais por Nova Iorque. O próprio Wang credita todo seu sucesso à visita de Bourdain – e oito anos depois ele pode agradece-lo.

Wang e Bourdain

“Eu me lembro que anos depois, em 2015, depois de uma entrevista juntos para um artigo, eu fui até Tony e lhe disse que, ainda que ele provavelmente não tivesse ideia do que havia feito por minha família e pelos negócios ao simplesmente dizer que tinha gostado da comida, eu gostaria que ele soubesse o quanto havia ajudado a tirar nossa família de um apartamento de um cômodo para que pudéssemos viver o sonho americano”, escreveu Wang. “Pudemos crescer os negócios e oferecer boa comida para nossos clientes, assim como oportunidades para nossos empregados. Eu olhei nos seus olhos e disse o quanto aquilo era algo pelo qual seria grato para sempre. E ele simplesmente respondeu: ‘eu só reconheci uma boa comida pelo que ela era, só isso’”.

Today's a day of extreme sadness for us here at Xi'an Famous Foods. I've lost a dear friend today, and we mourn with the…

Posted by Xi'an Famous Foods 西安名吃 on Friday, June 8, 2018

A homenagem de Wang, no entanto, não parou por aí. Para lembrar a vida de Bourdain e a generosidade com que seu olhar mudou sua vida, o gerente decidiu que todo o lucro alcançado em sua rede de restaurantes no último dia 08 de junho, quando o crítico faleceu, seria doado para um programa nacional norte-americano de prevenção ao suicídio.

Quadro de Bourdain provando um hambúrguer de cordeiro em uma das filiais do restaurante

“Eu perdi um querido amigo hoje, e nós estamos em luto junto com o resto do mundo”, disse Wang. “Por favor, cuidemos de nossas vidas e ajudemos aos que podem estar sofrendo. Descanse em paz, Tony, e minhas mais sinceras condolências à sua amada família”.

Acima, Bourdain provando a comida do Xi’an; abaixo, ele e Wang

Publicidade Anuncie

© fotos: Facebook/divulgação


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estado indiano ganha prêmio da ONU por sistema 100% orgânico