Ciência

Pessoas com inteligência menor são mais propensas à homofobia, aponta pesquisa

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Um novo estudo que talvez não nos surpreenda – ou pelo menos não deveria – conclui que pessoas com menor inteligência também são mais propensas a ter preconceitos contra pessoas LGBT. Mas o que esse baixo estudo de homofobia com QI realmente revela sobre homofóbicos e seu nível de inteligência? Vamos olhar mais de perto.

Feito por pesquisadores da Universidade de Queensland, o estudo intitulado “As Raízes Cognitivas do Preconceito para Casais do Mesmo Sexo: Uma Análise de uma Amostra Nacional Australiana”, os pesquisadores analisaram dados adquiridos de mais de 11.654 australianos em uma Pesquisa de Dinâmica de Trabalho, Renda e Trabalho na Austrália (HILDA), como um senso da população do país.

A pesquisa HILDA 2012 mediu as habilidades cognitivas dos entrevistados – particularmente sua capacidade de leitura, atenção e memória em três diferentes testes, todos para analisar as habilidades cognitivas dos entrevistados. Um deles foi o “Espaçamento de Dígitos Regressivos”, para avaliar a memória dos entrevistados. Nele, um examinador dita números e pede que os pacientes os repitam de trás pra frente.

Já o teste Nart, do Exame Nacional de Leitura, apresenta um conjunto de palavras escritas errado para que o entrevistado indique os erros. Por fim, o Teste das Modalidades de Dígitos (SDMT), que analisa se as funções cognitivas ao pedir para o paciente relacionar números com símbolos.

A mesma pesquisa HILDA, mas de 2015, pediu às pessoas que respondessem à afirmação “casais homossexuais devem ter os mesmos direitos que casais heterossexuais” em uma escala de 1 (discordo totalmente) a 7 (concordo totalmente).

Os pesquisadores descobriram uma correlação entre os indivíduos que pontuaram pouco nos testes cognitivos e aqueles que não achavam que os casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais. Isso não significa que inteligência menor cause atitudes anti-gay (ou vice-versa), apenas que os dois fatos se correlacionam.

Publicidade

Fotos: Rovena Rosa/Agencia Brasil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cães podem sim compreender o que você diz, aponta estudo