Sustentabilidade

Plante na cidade: cartilha gratuita orienta prática da agricultura urbana

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Nem tudo que nasce em árvores é seguro para consumo. Devido à contaminação do solo, água ou ar, alguns alimentos que crescem em cidades podem ser impróprios para a alimentação. Isso pode se aplicar, inclusive, para aquela árvore frutífera linda e plantada sem o uso de agrotóxicos.

Para abordar o tema e ensinar práticas para hortas urbanas seguras, sustentáveis e que dão certo, o Grupo de Estudos de Agricultura Urbana (Geau) do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo lançou a cartilha “Agricultura Urbana – Guia de Boas Práticas”. O material foi escrito pelo engenheiro ambiental Luís Fernando Amato-Lourenço sob orientação de Thais Mauad, professora do programa de pós-graduação do Departamento de Patologia da FMUSP e coordenadora do grupo de estudos.

Segundo o autor, alimentos cultivados em regiões contaminadas podem absorver metais ou outras substâncias nocivas em concentrações acima do recomendado para consumo humano. Graças a isso, a cartilha orienta como realizar a coleta de uma amostra de solo e onde efetuar sua análise, além de fornecer dicas para a interpretação dos resultados. Também são indicados laboratórios para análise da água.

Além disso, o material também fala sobre captação e uso de água da chuva para irrigação ou limpeza de equipamentos. Dessa forma, o agricultor urbano pode economizar água e dinheiro, sendo uma alternativa sustentável e econômica.

Em alguns casos, é aconselhado o uso de estufas ou barreiras verticais para evitar a contaminação dos vegetais. Um exemplo são vegetaais folhosos que possuem uma superfície rugosa e têm uma tendência maior a acumular contaminantes. Por esse motivo, eles não devem ser cultivados próximo a avenidas e rodovias movimentadas.

A cartilha foi escrita como parte da tese de doutorado de Luís Fernando e está disponível para download gratuito através deste link.

Publicidade Anuncie

Foto em destaque: Eddie Knop/Unsplash

Foto no corpo do texto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
SP terá festa junina vegana pertinho do metrô em todos os fins de semana de junho