Viagem

Por dentro da maior competição do mundo de churrasco americano, no Tennessee

por: Redação Hypeness

Tradição por aqui assim como em diversos outros países ao nosso norte quanto sul, o churrasco é comida preferencial para muitos de nós. Enquanto para a maioria, no entanto, trata-se de uma deliciosa comida de festa, para a pequena cidade de Lynchburg, no estado do Tennessee, nos EUA, churrasco é assunto sério. É lá, afinal, a sede anual do autointitulado maior concurso de churrasco do mundo, o Jack Daniel’s World Championship Invitational Barbecue, ou simplesmente The Jack, como o concurso é conhecido.

A simpática cidade de Lynchburg durante o evento

Acontecendo há 30 anos sempre no último final de semana de outubro, o concurso reúne, durante três dias e três noites, churrasqueiros do mundo inteiro para, ao ar livre e sem maiores confortos, prepararem suas carnes. Cada equipe concorre em sete categorias: Carne de porco, costela de porco, peito bovino, frango, comida típica, molho e sobremesa, atrás do prêmio de 10 mil dólares.

Se o amor pelo churrasco é universal, a técnica que rege a comida preparada no The Jack é tipicamente americana: trata-se do churrasco defumado, no qual a carne é cozida dentro de um defumador, amaciando todo tipo de corte e ainda refinando o sabor através das fumaças quentes de lenhas diversas. Os juízes provam cada carne, o tom é solene e, depois de mais de 24 horas de trabalho intenso – a carne é cozida madrugada a dentro – , o grande vencedor é anunciado.

Acima, alguns dos juízes provando receitas; abaixo, a equipe vencedora de 2017

Para quem gosta de carne defumada, o The Jack é o melhor programa – e todos que já passaram por lá garantem que é possível provar os melhores sabores de sua vida. Há, no júri, um juiz brasileiro, mas a ideia é que, para a edição de 2018, formem-se não só mais juízes de cá como também uma equipe forte para representar o Brasil justamente na 30a edição da competição.

Então, podem aquecer a lenha e preparar as carnes, pois trata-se do mais saboroso torneio do mundo.

Nascida em Lynchburg, no Tennessee, há mais de 150 anos, Jack Daniel’s é a primeira destilaria registrada dos Estados Unidos. Desde o começo, Mr. Jack tornou o churrasco uma tradição, convidando os moradores da cidade para um autêntico BBQ todo mês de maio em sua casa. Agora seu legado no universo Barbecue chega ao Brasil, em eventos proprietários Jack Daniel’s. O Hypeness acompanha essa ação para aprender com quem sabe tudo de BBQ. E de Tennessee Whiskey, claro...

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Palmeiras e calor? Os mistérios do Deserto do Saara egípcio