Sustentabilidade

Por que a praia do filme ‘A Praia’ teve que ser fechada para turistas?

por: Redação Hypeness

A Maya Bay, na ilha de Koh Phi Phi Leh, é um dos destinos turísticos mais procurados por quem visita a Tailândia. O lugar, que ganhou fama mundial graças ao filme A Praia, estrelado por Leonardo Di Caprio, se tornou vítima de seu próprio sucesso.

Com cerca de 5 mil visitantes diários, todos levados até a praia graças a barcos, a Maya Bay tem sofrido com a redução da barreira de corais, causada especificamente pelas embarcações, mas também com o lixo deixado para trás por turistas pouco conscientes.

A expectativa de quem visita a ilha…

… e a realidade em um dia comum

Desde o dia 1º de junho entrou em vigor uma determinação do governo tailandês, divulgada no início do ano, que restringe quase que totalmente a entrada de turistas no local, ao menos até o dia 30 de setembro. As autoridades esperam que o período seja suficiente para que a vida marinha da área se renove.

Ao mesmo tempo, vão ser realizados estudos durante os 4 meses de “férias” de Maya Bay para buscar alternativas que ajudem a promover a sustentabilidade ambiental quando o turismo for permitido novamente – De acordo com Thon Thamrongnawasawat, da faculdade de ciências da pesca da Universidade Kasetsart de Bangkok, o país já perdeu quase 80% de seus bancos de corais.

Entre o início de junho e o fim de setembro, os visitantes poderão ir de barco até uma distância de 400 metros de Maya Bay. Vale lembrar que outras regiões do sudeste asiático também têm restrições para o turismo por conta da preservação ambiental, e que para acessar a praia é preciso pagar uma taxa especial dedicada à conservação da área.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Designers criam máquina que faz suco e imprime copos com casca da laranja