Debate

Sob muitos protestos, está aberta a temporada de caça às baleias na Islândia

Redação Hypeness - 26/06/2018

Apesar da oposição de boa parte da população do país, dos constantes protestos e após dois anos de trégua, a caça às baleias voltou a acontecer nos mares da Islândia. No último dia 10 de junho a Hvalur, única empresa baleeira do país, voltou a caçar as baleias-comuns, o segundo maior animal do planeta, menor somente que a baleia azul. A Hvalur poderá caçar 239 animais nesse ano, e a primeira baleia executada pela empresa media mais de 20 metros.

A baleia-comum

A maior parte da carne e da gordura da baleia é exportada para o Japão – desde 2008 cerca de 8,8 mil toneladas já foram vendidas para o mercado japonês.

A interrupção na caça havia acontecido desde 2016 por conta de restrições estabelecidas pelo Japão, mas segundo o bilionário Kristjan Loftsson, CEO da Hvalur, a burocracia japonesa “afrouxou” e e as autoridades do país “escutaram” a empresa.

Kristjan Loftsson

A baleia-comum é, assim como boa parte das baleias, uma espécie em risco de extinção e, apesar dos diversos acordos assinados por dezenas de países do mundo, e das tantas restrições impostas, países como Japão, Islândia e Noruega seguem caçando tais animais impiedosamente.

Pesquisas comprovam que boa parte da população islandesa é contrária à prática, mas nada parece ser capaz de efetivamente conter a ganância de pessoas que justamente já possuem muito mais do que maioria da população mundial jamais terá sequer uma fração. Para ampliar tais riquezas já obscenas, não parece mesmo haver limite: nem mesmo o fim de uma espécie, seja ela uma baleia, seja o próprio ser humano.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cid Moreira fala sobre suspeita de maus-tratos contra mulher; ex-caseiro confirma versão dos filhos