Empreendedorismo

Startups criadas por mulheres recebem menos investimento e geram mais receita, aponta estudo

19 • 06 • 2018 às 05:55
Atualizada em 02 • 04 • 2019 às 18:55
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Não nos cansamos de ver estudos que apontam as diferenças salariais entre homens e mulheres. Aqui no Brasil, elas chegam a ganhar quase 53% a menos em algumas profissões.

O que pouco se fala é que estas diferenças também ecoam entre empreendedores. Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group analisou os investimentos recebidos por 350 startups. Dentre elas, 258 empresas eram fundadas por homens, enquanto 92 tinham ao menos uma mulher na liderança.

As startups fundadas ou co-fundadas por mulheres receberam menos da metade dos investimentos em compearação com empresas fundadas apenas por homens. Enquanto elas levavam em média US$ 935 mil em investimentos, eles abocanhavam ao redor de US$ 2,1 milhão.

Normalmente, empresas com mais potencial de lucros costumam receber mais investimento, mas isso não se aplica neste caso. Afinal, as empresas fundadas ou co-fundadas por mulheres geram um faturamento 10% maior dentro de cinco anos do que aquelas dirigidas apenas por homens, segundo a mesma pesquisa.

O estudo aponta ainda outro dado interessante em termos de receita: para cada dólar de financiamento, as startups co-fundadas por mulheres geram 78 centavos; enquanto aquelas administradas apenas por homem geram menos da metade – apenas 31 centavos.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness