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Usar smartphones em excesso cria um medo de ficar longe dele, a nomofobia

por: Redação Hypeness

Desde que o iPhone estreou em 2007, inaugurando a era do telefones-computadores, o uso de smartphones explodiu em todo o mundo, com uma estimativa de 2,3 bilhões de usuários no ano passado. De acordo com uma pesquisa do Pew Research de 2016, 77% dos americanos possuem um smartphone, mas outras estatísticas recentes descobriram que os usuários estão em seus telefones em média mais de cinco horas por dia – quase o dobro da taxa em 2013. Mais pessoas agora usam um dispositivo móvel para ficar online do que um computador. Isso é especialmente verdadeiro em regiões onde as pessoas podem não ter recursos para comprar um computador pessoal, mas podem comprar um smartphone.

Nós amamos nossos smartphones talvez um pouco demais, e o desejo de desconectar está crescendo entre pessoas que vêem esse uso 24 horas por dia como prejudicial à sua saúde mental. Esta semana, a Apple anunciou novos recursos do iPhone destinados a reduzir a dependência de nossos dispositivos, incluindo um aplicativo semanal “Relatório” que mostra o uso do telefone e do aplicativo, bem como quantas vezes você atende fisicamente ao telefone.

Em uma sarcástica animação, o canal do YouTubeMin Alxe mostra como fomos cegados pelos poderes do smartphone

Em uma sarcástica animação, o canal do YouTube Min Alxe mostra como fomos cegados pelos poderes do smartphone

Um pequeno estudo realizado pela empresa de pesquisa de consumo Dscout descobriu que tocamos nossos telefones mais de 2600 vezes por dia.

Muitos de nós sentimos ansiedade ao pensar em ficar sem o telefone e o acesso à internet. Pesquisadores têm um termo para isso: nomofobia (“no mobile phone fobia”). Então, quanto de smartphone é demais? Isso acaba sendo uma pergunta surpreendentemente difícil de responder. “O vício em smartphones” não é um diagnóstico médico oficial. Mesmo os especialistas não decidiram quanto é demais – ou até mesmo se o vício em smartphones é real.

Definição de Vício

Para entender o que está acontecendo, precisamos primeiro recuar e definir o que é vício. É diferente de hábitos, que são rotinas realizadas subconscientemente e dependência, quando o uso repetido de algo causa abstinência quando você para. Você pode ser dependente de algo sem arruinar sua vida. A dependência é um transtorno mental caracterizado pelo consumo compulsivo, apesar das graves conseqüências adversas.

No entanto, nossa compreensão dos vícios comportamentais – especialmente aqueles que não envolvem a ingestão de produtos químicos que alteram a mente – ainda está evoluindo. Ações que resultam em recompensas psicológicas, podem se tornar compulsivas quando nossos cérebros se conectam para buscar esse “prêmio” – vale ganhar um jogo ou novos seguidores. Para uma minoria de pessoas, parece que essas compulsões podem se transformar em vícios.

Psicólogos vêm tratando o vício em internet há quase tanto tempo quanto a internet existe: Kimberly Young, psicóloga clínica e diretora do programa da St. Bonaventure University, fundou o Center for Internet Addiction, em 1995. Em 2013, o comportamento aditivo ligado à tecnologia pessoal era comum o suficiente para que, na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a bíblia para diagnósticos de transtornos mentais, a Associação Psiquiátrica Americana incluísse uma condição “garante um estudo mais aprofundado”.

Estamos viciados nos nossos celulares?

Estamos viciados nos nossos celulares?

Hoje em dia, graças a uma abundância de histórias de horror envolvendo pessoas que foram coladas à internet até que elas morressem – e jogadores vivos que estão tão imersos em seus jogos que ignoram os paramédicos removendo os jogadores mortos – estão se renovando na Internet em todo o mundo.

Mas em praticamente toda a literatura médica publicada até agora sobre o vício em internet – incluindo a 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da OMS, cujo “uso excessivo da internet” é construído em torno de quanto o jogo interfere na vida cotidiana. – não há menção de smartphones.

Segundo Marc Potenza, professor de psiquiatria e neurociência da Escola de Medicina de Yale, há uma razão para essas omissões: apesar das definições oficiais incluídas no DSM-V e ICD-11, “há um debate sobre o uso do termo ‘vício em internet’. Tanto o grupo CID-11 quanto o grupo DSM-V optaram por se concentrar no comportamento e não no dispositivo de entrega”. Assim, a comunidade psiquiátrica global acha que é a própria internet que é o problema – não o telefone na mão.

As Recompensas

Estamos recebendo algo de nossos telefones, e não é apenas o acesso à internet. Receber uma notificação nos dá um pequeno surto de prazer e aprendemos a associar essa dose de satisfação com o smartphone. Você pode puxar seu telefone do bolso uma dúzia de vezes por hora para verificar se há notificações – mesmo que você saiba que elas não estão lá porque seu telefone teria, claro, te notificado.

Notificações já causam um desejo imenso de voltar para o aparelho

Não é incomum que as pessoas se apeguem a uma ação, de verificar o telefone por exemplo, em vez de recompensá-lo – esperando receber uma notificação. Às vezes, os fumantes que tentam parar sentem vontade de mastigar ou morder e precisam substituir os cigarros por gomas ou sementes de girassol. Segundo Stephanie Borgland, neurocientista e professora associada da Universidade de Calgary, isso é chamado de transferência instrumental pavloviana – uma referência aos experimentos de Ivan Pavlov, na qual ele reforçou o comportamento em cães por meio de sinais e recompensas. Ela diz que podemos nos tornar compulsivamente ligados às pistas do uso do telefone. Nos apegamos aos estímulos físicos que nossos cérebros associaram à recompensa.

Pode haver uma base evolutiva para esse comportamento. Como outros primatas, os humanos são mamíferos sociais, mas temos níveis dramaticamente mais altos de dopamina (neurotransmissor do prazer) do que nossos primos. Este neurotransmissor está associado a um comportamento motivado por recompensa. Então, quando recebemos uma notificação em um aplicativo que nos diz que alguém nos envolveu em interação social – o que naturalmente desejamos -, isso desencadeia nossas inclinações naturais.

Como limitar o entusiasmo (com seu telefone)

A comunidade psiquiátrica global pode não estar convencida de que nossos smartphones são um problema, e ninguém morreu ao verificar o Snapchat com muita frequência – ou pelo menos não foi relatado. Mas a maioria de nós diria que gastar cinco horas por dia em nossos smartphones é demais. Então, existe alguma orientação?

Neste estágio da pesquisa sobre o uso de smartphones, não há recomendações específicas de limite de tempo, embora alguns pesquisadores estejam trabalhando em uma escala de dependência de smartphones. Algumas pesquisas sugerem que o Facebook, o Instagram e até mesmo os jogos on-line nos fazem sentir mais isolados e menos conectados. Quanto mais tentamos preencher esse buraco tocando nos nossos telefones, mais desejamos a interação social. “Há uma série de fatores que foram associados a esses comportamentos ou condições”, diz Potenza, que está desenvolvendo ferramentas para rastrear e avaliar o uso problemático da Internet e consultou a OMS sobre essas questões. “E, sem dúvida, um dos mais consistentes é a depressão”.

Uma maneira de avaliar se o seu smartphone é um problema é observar como você reage quando é cortado dele, de acordo com o estudo PLOS One. O estudo propôs uma “escala de dependência de smartphones” baseada em respostas negativas a estar sem um smartphone, entre outros critérios. O que acontece no dia em que você acidentalmente sai de casa? Você está irritado ou ansioso? Você se sente isolado de amigos ou inseguro? Você tem dificuldade em se concentrar no trabalho, na escola ou em outras responsabilidades importantes, quer tenha ou não seu telefone?

Embora os smartphones possam não ser realmente viciantes em um sentido médico, aprender como usá-los de uma maneira mais consciente e saudável não prejudicaria. Testar você mesmo para saber quanto tempo gasta on-line é o primeiro passo para identificar como isso pode ser problemático.

Bloqueie sites que distraiam ou rastreie o uso por meio de um timer ou um aplicativo (mas tenha cuidado com as configurações de privacidade dos aplicativos de terceiros). Exclua os aplicativos que mantêm o smartphone na mão mesmo quando você não está on-line, como jogos. Se você ainda estiver com dificuldades, você pode abandonar os smartphones por completo e fazer o downgrade para um telefone sem tantas funções.

Um recurso recente do WIRED argumentou que usar a Internet cinco horas por dia não é uma falha pessoal, mas um reflexo da maneira como muitos aplicativos são propositadamente projetados para mantê-lo conectado por mais tempo. Então, talvez a melhor medida seja deixar seu telefone para trás de vez em quando. Agende um domingo sem tela. Vá dar um passeio na floresta. Medite. Encontre seus amigos pessoalmente. Não se preocupe, você ficará bem.

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Foto animação: Min Alxe
Fotos celulares: Divulgação


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