Inspiração

Vendedor de amendoim que se formou em Direito ganha pós-graduação

20 • 06 • 2018 às 09:14
Atualizada em 21 • 06 • 2018 às 19:49
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A história de vida de Marcos Luis Xavier é bastante similar a de muitos brasileiros: de origem pobre, nascido e crescido na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Marcos muito cedo precisou deixar os estudos para trabalhar, e assim tornou-se vendedor ambulante, trabalhando com amendoim desde 1993. A grande diferença de sua trajetória de vida é a maneira com que conseguiu superar as adversidades e, através dos estudos, mudar de vida.

Marcos trabalhou por décadas diariamente em um ponto de ônibus de sua cidade, mas desde 2005 vinha cursando Direito em uma universidade. A escolha do curso se deu para justamente poder lutar contra injustiças e ajudar o próximo. O trabalho, porém, exigiu que o processo do curso fosse lento, e somente em 2016 o vendedor conseguiu se formar e, no início desse ano, finalmente foi aprovado na prova da OAB.

Marcos vinha afirmando que continuaria vendendo amendoim até conseguir um trabalho na área, mas o destino mais uma vez virou-se a seu favor. Sensibilizado com sua história, um empresário dono de uma empresa de ensino, em parceria com a OAB, presenteou Marcos com uma bolsa de pós-graduação, a escolha do mais novo advogado de Petrópolis.

Marcos com sua carteirinha da OAB

“Não tenho palavras para descrever tudo isso que está acontecendo. Quem trabalha na rua, muitas vezes não é “visto” pelas pessoas. É como se não existíssemos. Com humildade, subindo degrau por degrau, após 46 anos de vida estou colhendo os frutos de um esforço. Obrigado por estenderem a mão para mim. Vou começar as aulas essa semana ainda” – disse Marcos. Se o começo de sua trajetória é tão comum, a virada em sua vida não só é a prova do quanto o acesso à educação é fundamental, como da necessidade de que essa parte de sua história também se torne banal entre os brasileiros.

Publicidade

© fotos: Arquivo pessoal/Facebook


Canais Especiais Hypeness