Cobertura Hypeness

World Gin Day celebra a bebida que é a nova queridinha nacional

por: Redação Hypeness

É provável que, alguns anos atrás, se alguém te oferecesse um gin tônica você não topasse. Como o mundão gira e cada hora um é a bola da vez, o gin finalmente conquistou seu espaço e hoje é uma das bebidas mais explorada pelos bartenders. O destilado já entra para os cardápios dos bares em diversas versões – desde um negroni mais aromático até um gin tônica refrescante. Segundo uma pesquisa da empresa Nielsen, as vendas da bebida cresceram 42% só entre julho de 2016 e julho de 2017.

Com a procura por drinques aumentando e o gin bombando no mercado, o World Gin Day não podia ser menos que um sucesso. A terceira edição do evento ocupou a Casa Bossa e o Ralph Lauren Bar, no Shopping Cidade Jardim, com diversas marcas apresentando as novidades do mercado e os mais experientes bartenders em sessões de degustações e workshops.

Bombay é uma das marcas participantes do World Gin Day

Bombay é uma das marcas participantes do World Gin Day

A Bombay Sapphire, da Bacardi, uma das marcas mais vendidas no Brasil, apresentou uma série de experiências para os amantes do gin. Para começar, uma cabine sensorial exibia a garrafa azul em um giro de 360º. Na sequência, um filme contava um pouco da história da fábrica, que fica na cidade de Laverstoke Mill, na Inglaterra, e é a mais sustentável do mundo – levou o prêmio BREEAM (Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment) de 2013 e o Sustainable Spirit Award do Tales of the Cocktails de 2017.

Neste passeio sensorial, dava ainda para sentir o aroma resultado da destilação do álcool e conhecer todos os botânicos que são usados na fabricação do Bombay: Zimbro, Casca de Limão Siciliano, Coentro, Raiz de Angélica, Raiz de Lírios, Pimenta-da-Guiné, Cubeba, Canela Cassia, Amêndoa e Alcaçuz. O processo usado é o de infusão a vapor, no qual os botânicos só passam pelo vapor em vez de serem fervidos junto com o álcool, como se faz tradicionalmente na produção de outras marcas de gin. Assim, o Bombay fica muito aromático, seco e leve.

As possibilidades de mistura com o gin são imensas

As possibilidades de mistura com o gin são imensas

Na última parte, tinham opções de outras delícias como pimentas, limão, zimbro e laranja, que combinam muito bem na hora de preparar um drinque, e uma receita para preparar o gin tônica clássico em casa. O lance é usar a criatividade e ir testando o que combina mais com o paladar. “Quem já tá um pouco de tempo na coquetelaria pode fazer um negroni, mas também é legal testar um sabor mais para o sour com limão, licor de laranja, que fica uma delícia, e, lógico um dry martini explorando bastante o vermute”, indica Tony Harion, mixologista e embaixador da Bacardi Brasil.

Durante a tarde, Tony contou tudo sobre essências e aromas das principais marcas de gin. Ao todo, 24 aromas podem estar presentes na bebida. “O principal dos botânicos é o zimbro, que a gente vê muito na culinária holandesa e alemã, e é o que caracteriza a categoria de gin”, explica Tony. Muito do que a gente sente quando a gente está bebendo ou comendo é aroma, então o workshop apresentou um kit de aromas com alguns os principais encontrados no mercado. “Para ter esse repertório e saber as nuances de cada gin, só provando”, completa o embaixador da marca.

Workshop ensinou tudo sobre os aromas do gin

Workshop ensinou tudo sobre os aromas do gin

Depois de saber tudo sobre a produção do gin, voltamos para o bar principal onde os startenders, os bartenters premiados e convidados, passaram a mostrar criações e oferecer para o público degustar. Uma das estrelas da noite foi Kennedy Nascimento, do grupo Vegas. Hoje com 24 anos, ele foi eleito melhor bartender do mundo no Legends of London de 2017, além de já ter levado prêmios de melhor bartender da América Latina duas vezes e do Brasil outras quatro vezes. Convidado da Bombay Sapphire, ele apresentou duas criações especiais: Flower Collins e Gin Gin Mule. Este último, com suco de limão siciliano, xarope de açúcar, ginger beer fever tree e hortelã, ficou leve e refrescante.

Já que estamos falando em criações, no bar da Bombay tinham três opções bem fora da caixinha para usar o gin. Destaque para o levíssimo Coconut Et Elderflower tonic, com água de coco, licor Elderflower, manjericão e laranja, e para o Hot Tonic Punch, com chá quente de maçã, laranja e especiarias, jasmim e leve toque de tônica – perfeito para o inverno!

Gin com chá quente? Uma delícia!

Para beber, o gin é ótimo, mas no evento descobrimos ainda que dá para usar o destilado na culinária. Durante o workshop, Kennedy trabalhou ao lado do chef Luis Felipe, do restaurante Evvai, especializado em culinária contemporânea. Os dois receberam a missão de ensinar os participantes a fazer um prato e um drinque inusitados. “Na hora de conceber um prato e fazer uma conexão, a gente tem que lembrar que o gin é feito de especiarias que a gente usa na cozinha. Aqui eu peguei uma técnica de compressão, então peguei uma melancia, que é super porosa, e a gente comprimiu ela com o gin. Ela absorveu tudo e em vez de beber, vamos comer um drinque”, explica Luis Felipe.

E com o que mais combina o gin? Para Kennedy, com tudo: “É uma base que não é tão neutra quanto a vodka, tem mais sabor, e justamente por isso que a gente consegue combinar esses botânicos com os pratos”. O prato que o chefe sugeriu misturava a melancia com sabor de gin, atum fresco, limão siciliano, manjericão e flor de sal, além de um toque de creme azedo. A combinação ficou incrível e cada participante montou um prato com suas ideias.

Meu prato criado com orientações do chef Luis Felipe

Meu prato criado com orientações do chef Luis Felipe

Um evento de descobertas, comemorações e inspirações. A ideia é sair do Dia do Gin com a criatividade aguçada para fazer suas próprias criações. “O Bombay Sapphire é um Gin muito versátil e com ele é possível fazer diversos drinks. E a partir disso que surgiu a inspiração para a campanha Stir Creativity, que incentiva as pessoas a usarem a criatividade como forma de expressão”, explica Veridiana Carvalho, head de marketing da Bacardi.

O dia do gin foi bem celebrado também com música, ao som dos shows de Victoria Saavedra Quarteto e Théo com Sétima & Nalla, sets dos DJs Mexicano e Sabota, além de stands de comida, venda de produtos e muitos produtores da bebida. Aguardamos o ano que vem e as novidades!

Publicidade

Fotos: Gabriela Rassy


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro cliente da Disney usa seu bilhete vitalício todos os anos desde 1955