Inspiração

Youtuber transforma racismo em empoderamento com ajuda de marca de cosméticos

por: Redação Hypeness

Há mais de três anos a jovem negra Ana Clara Barbosa mantém um canal no Youtube com dicas sobre penteados e cuidados destinados exclusivamente ao cabelo crespo. Com mais de 100 mil inscritos a pequena é um sucesso e representa a força de uma geração disposta a combater o racismo por meio de ações afirmativas e da comunicação.

Mesmo com os avanços substanciais registrados na última década do Brasil, como por exemplo a duplicação do número de negros nas universidades, o racismo insiste em se manifestar. Prática fundante de um país que se nega em passar a limpo a sua própria história, a discriminação racial não perdoa ninguém.

Ana Clara, que como foi dito dava sorridente dicas de cuidado para meninas e mulheres negras na internet foi vítima desta prática nefasta. Ao ter seu perfil descoberto por alguns usuários das redes sociais começou a ser ofendida com xingamentos racistas que não merecem sequer serem citados.

Enquanto os racistas se mordem, Ana Clara faz sucesso

O ódio de um país que forma dissimulada insiste em refutar a existência do racismo chamou a atenção de todos e depois de uma série de manifestações de solidariedade, Ana Clara deu a volta por cima com classe.

Agora a jovem é garota-propaganda da Salon Line, marca com linha de produtos especializadas em cabelos crespos e cacheados. “O seu crespinho brilha” é o slogan de uma campanha compartilhada por milhares de pessoas.

A notícia gerou uma enxurrada de reações e elogios. Para se ter ideia da repercussão mais de 88 mil pessoas curtiram a postagem. É como dizem, “tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com minha cor”.

Publicidade

Foto: Reprodução/YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após câncer de mama ela foi a primeira mulher a nadar o Canal da Mancha 4 vezes sem parar