Debate

50 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso a sinal local de rádio e TV no Brasil, aponta levantamento

por: Redação Hypeness

É comum pensar que, graças à internet, o acesso às notícias importantes para a população é facilitado. Mas, de acordo com o Atlas da Notícia, não é bem assim: mais de 50 milhões de brasileiros, cerca de um quarto da população nacional, vive em municípios sem nenhum acesso a conteúdo jornalístico local.

A iniciativa, realizada pelo Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo, mapeou o país com ao menos uma emissora de rádio ou TV ou um veículo impresso ou online que produza conteúdo direcionado à população local.

Os dados foram obtidos junto ao Ministério das Comunicações e através de contribuições online, e a estimativa populacional gerada de acordo com o Censo de 2010.

Os números não significam que os moradores dessas cidades não acessam de forma alguma rádio, TV, jornais ou internet, mas eles dependem de veículos de mídia de outras cidades para se informar, muitas vezes tendo que acompanhar assuntos que não lhes diz muito respeito, enquanto a vida cívica local ou a ação dos políticos não é divulgada.

Publicidade

Imagens via Atlas da Notícia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professor oferece ‘meio ponto’ para que aluna abra câmera e ele possa vê-la nua