Ciência

Apenas o cheiro do café já pode ser suficiente para dar aquele up, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Poucos aromas despertam nosso desejo e até nossa memória afetiva como o cheiro de café. O odor de um café fresco é tão delicioso que às vezes pode ser melhor do que a própria bebida – e um estudo recente sugere que o cheiro do café pode ser o suficiente para provocar um efeito estimulante em nosso corpo.

A pesquisa, intitulada “O impacto do aroma do café e similares nas expectativas e performances” se valeu de 114 estudantes separados em dois grupos, avaliando o desempenho dos jovens nas questões de matemática do GMAT, o exame de admissão de boa parte das escolas de negócios norte-americanas. Um grupo fez o exame sem qualquer aroma estimulante, enquanto o outro realizou as questões exposto ao inconfundível cheiro de café.

O grupo que sentiu o cheiro de café durante o exame não só relatou expectativas maiores sobre seu desempenho, como o resultado encontrou tais expectativas, e eles de fato tiveram uma pontuação consideravelmente mais alta. Os cientistas sugerem, no entanto, uma curiosa hipótese alternativa para tal conclusão: um interessante efeito placebo, indo além do aroma ajudando o desempenho.

“Não é só que o aroma de café tenha ajudado as pessoas a melhorar a performance em tarefas analísticas, o que já é interessante, mas eles também pensavam que iriam melhor, e nós demonstramos que essa expectativa foi responsável por, pelo menos, uma parte da melhora na performance”, afirmou Adriana Madzharov, principal autora do estudo e professora da Stevens School of Business, em Nova Jersey. O aroma não possuia cafeína ou nenhum outro estimulante de fato.

Outra parte do estudo parece explicar tal efeito: boa parte das pessoas associa o cheiro do café à energia, ao estímulo e à sensação de atenção. Assim, a expectativa que já possuímos sobre o próprio café pode ter induzido os alunos a elevarem suas expectativas sobre si, e aumentarem seus desempenhos. Adriana sugere que a presença sutil desse e de outros aromas pode ajudar em ambientes de trabalho de modo geral, a fim de melhorar a experiência dos trabalhadores e sua produtividade.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra; programe-se