Inspiração

Cartilha gratuita que ensina técnicas de bioconstrução é disponibilizada para download

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Contribuir para a criação de povoados mais saudáveis, autossuficientes e conectados com o ambiente natural. Esse é o objetivo do Curso de Bioconstrução criado pelo PROECOTUR, o Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo, ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Além de ministrar o curso em diferentes comunidades, o PROECOTUR também disponibiliza a cartilha que reúne instruções para o aprendizado de várias técnicas de bioconstrução, um conceito baseado em minimizar os impactos ambientais de residências e outros edifícios.

A ideia é aproveitar ao máximo cada recurso, priorizando materiais disponíveis próximo ao local da construção, como terra, pedra, palha e madeira, e levando em conta fatores ambientais como incidência de luz e ventilação para aumentar a eficiência do projeto.

Na cartilha, disponível para acesso online ou download, são apresentados conceitos como extração consciente de recursos, eficiência energética, com foco em energia renovável, e tratamento adequado de resíduos, com reaproveitamento sempre que possível.

A cartilha aborda o uso de técnicas e materiais tradicionais de construção, como adobe, pau-a-pique e taipa de pilão. Também ensina a técnica superadobe, que utiliza sacos com terra comprimida para fazer paredes e coberturas, COB, uma mistura de areia, argila e palha, e solocimento, tijolo prensado feito de areia, argila e cimento, entre outras.

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução/Ecoeficientes


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Death Cafes: as pessoas estão se reunindo em cafés para falar sobre a morte