Inspiração

Chefe de governo mais jovem do mundo é primeira ocidental a parir enquanto está no poder

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A Nova Zelândia está localizada na Oceania e é conhecida nos lados de cá do mundo pelas belas paisagens e também pelo dom para esportes radicais. Contudo o país pouco a pouco se livra de alguns estereótipos para dar bons exemplos na área da política.

Primeiro o mundo se deparou com a notícia de que a Nova Zelândia havia eleito para o cargo de primeira-ministra uma mulher de 37 anos. Fazendo de Jacinda Ardern a chefe de governo mais jovem do mundo.

Os recordes do bem não param por aí. Muito se diz, principalmente quando se trata do efervescente meio político, que mulheres que tentam se aventurar neste espaço dominado por homens precisam abrir mão de objetivos como o de formar uma família. É impossível conciliar, dizem.

Justamente o que pode se chamar de nova política

Para Jacinda não é bem assim, já que a primeira-ministra se tornou a primeira mulher a dar à luz enquanto exerce um cargo público na história política do Ocidente.

“Tenho certeza que estamos passando por todas as emoções pelas quais passam os pais de primeira viagem, mas ao mesmo tempo nos sentimos tão agradecidos por toda a gentileza e bons desejos recebidos de tantas pessoas. Obrigado”, se manifestou a mandatária por meio de comunicado.

Além de não dar bola aos prognósticos machistas, Jacinda preferiu manter a simplicidade e dispensou qualquer tipo de protocolo. A bebê, batizada de Neve Te Aroha (Te Aroha significa ‘o amor’ em Maori), vai ficar sob os cuidados do pai enquanto a mãe administra o país.  

“Muitas pessoas fazem malabarismos em suas vidas pessoais e privadas, e não sou alheia a isto. Muitas mulheres realizaram múltiplas tarefas antes de mim e eu quero reconhecer isto”, declarou ainda grávida no mês de janeiro.

A primeira-ministra anunciou ainda a criação de uma bolsa para famílias no valor de 5 bilhões de dólares justamente para aliviar a pressão e permitir a presença dos pais durante os primeiros anos da vida de um bebê. O plano oferece 75 dólares por semana para famílias de baixa renda com bebês recém-nascidos.

Além disso a licença parental vai subir de 18 para 22 semanas. O anúncio foi feito via transmissão ao vivo no Facebook logo depois que ela terminou de amamentar a criança.

Publicidade Anuncie

Foto: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
River Island quebra internet com campanha contra estereótipos