Arte

‘Chega de Saudade’, de João Gilberto, completa 60 anos como a canção que transformou a música brasileira para sempre

por: Redação Hypeness

João Gilberto é um baiano nascido na cidade de Juazeiro e responsável pela transformação da música popular brasileira. Como? Há 60 anos o músico, conhecido por seu canto manso e acompanhado de dedilhadas suaves no violão, lançava Chega de Saudade. Dali em diante nada seria a mesma coisa.

Era 1958, mesmo ano em que Pelé, Garrincha e companhia colocavam o Brasil no mapa mundial ao vencer o primeiro dos cinco títulos de Copa do Mundo. No dia 10 de julho, João Gilberto entrava nos estúdios da Odeon, gravadora localizada no centro do Rio de Janeiro, para também fazer história.

Com um silêncio absoluto João, que mudou o conceito de gravação ao exigir um microfone exclusivo para captar o som do violão, precisou de três minutos para finalizar Chega de Saudade.

João Gilberto trouxe consigo a genialidade da música feita no Brasil

O novo samba deixou todo mundo de boca aberta. Tom Jobim e Vinicius de Moraes foram os primeiros a elogiar a criação de Gilberto, então com 27 anos. Depois disso foi uma convulsão e a obra do artista incentivou o surgimento de outras figuras importantes para a música feita no Brasil, entre elas Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso, verdadeiros seguidores de João Gilberto.

“Eu acho o João Gilberto um sujeito radical. Ele tá ali naquele negócio dele e não arreda. E é difícil agüentar tanta grandeza, não é? Se você se lembra do início da bossa nova, vai perceber isso muito bem”, conta Caetano Veloso.

Mesmo ausente dos palcos há alguns anos, João ainda é considerado um mito e um verdadeiro revolucionário. Detalhe, para isso não precisou falar alto, pelo contrário, o silêncio e a organização bastavam para dedilhar suas notas em uma cadência que deixou o samba feito no Brasil ainda mais belo.

Nada melhor do que ver e ouvir a descrição de Gilberto Gil para este fato histórico. Aliás, Gil faz questão de destacar as contribuições de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista faz pinturas de si mesmo pintando a si mesmo enquanto pinta a si mesmo