Debate

Colunista de TV causa revolta ao escrever manchete racista sobre ator de novela das 9h

por: Redação Hypeness


A novela Segundo Sol, exibida no horário nobre da TV Globo, esteve no centro de uma polêmica pela presença ínfima de atrizes e atores negros. Ambientada em Salvador, cidade com quase 90% da população afrodescendente, a trama de João Emanuel Carneiro foi acusada de não refletir a realidade racial soteropolitana e do Brasil.

Desta vez quem deu o quer falar foi um título racista e estereotipado de uma matéria escrita no site Notícias da TV. “Segundo Sol: Rochelle usa ‘sexo com negão’ para se vingar de irmã drogada”, sim, este foi título da coluna de Márcia Pereira no site mantido pelo jornalista Daniel Castro.

A frase de cunho discriminatório rapidamente se disseminou nas redes sociais e chegou ao conhecimento do ator Dan Ferreira, homem negro e intérprete do personagem Acácio, citado na manchete do portal.

O título da matéria não pegou nada bem

Por meio de sua conta no Instagram o ator escreveu um longo texto, não só criticando, mas constatando os efeitos do racismo presentes na citação do veículo de comunicação.

“É muito difícil ver essa parcela da imprensa do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques.

Sei que temos aqui, veículos e jornalistas sérios, com propósito, e é nesse tipo de imprensa que acredito e busco dialogar. Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!” pontuou Dan Ferreira.

Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu, que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena pra não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e as vezes também se permitir esquecer tudo isso. Porque não pensar sobre essas coisas e apenas executar o seu trabalho é libertador, mas nem sempre possível. Quisera eu. Porém, o que me fez escrever aqui sobre a manchete acima, além dela ser absurda, são as mensagens que recebo nas redes e nas ruas. Palavras que falam de orgulho e representatividade, e que me fazem ter compromisso e responsabilidade quando boto a minha cara na tela. É por isso que escolhi ser ator, pra comunicar, andar com o nosso tempo e contribuir com reflexão. O que para mim, enquanto jovem ator, é responsabilidade e consciência, para quem se propõem a ser jornalista deveria ser obrigação. É muito difícil ver essa parcela da impressa do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques. Sei que temos aqui, veículos e jornalistas sérios, com propósito, e é nesse tipo de imprensa que acredito e busco dialogar. Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!

A post shared by Dan Ferreira (@odanferreira) on


O conteúdo foi replicado por colegas de novela, como Roberta Rodrigues e outros nomes da dramaturgia, caso de Camila Pitanga, por exemplo. Mas, ao contrário do esperado, o Notícias da TV não se desculpou. Daniel Castro preferiu se eximir da culpa e dizer que apenas reproduziu o texto do autor na manchete. Ele informou ainda que os atores estavam usando seu trabalho para reclamar indiretamente de João Emanuel.

Evidentemente que a postura causou ainda mais revolta e Emílio Dantas mostrou sua insatisfação com a distorção da crítica feita pela coluna. “Nos revoltamos com a forma maliciosa com qual sua coluna , através da repórter Márcia Pereria, deturpou e tirou proveito do texto apresentado”, escreveu no Twitter.

Depois rolou um bate boca intenso entre Emílio e Daniel Castro que você pode acompanhar abaixo:

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maria Flor fala sobre arrependimento de lipoaspiração aos 22 anos, aceitação e amor próprio