Inovação

Conheça a Zaitt, a primeira loja autônoma e sem funcionários do Brasil

por: Vitor Paiva

O impacto das novas tecnologias sobre a maneira com que fazemos compras é evidente. Se hoje já é natural adquirir uma imensa gama de produtos sem precisar sair de casa com alguns poucos cliques, o futuro da experiência de compra de produtos que não podemos ou queremos aguardar pela entrega é o mercado autônomo. É nisso que aposta o grupo de empreendedores capixaba por trás da Zaitt  – uma loja que dispensa a presença de qualquer funcionário no atendimento ou mesmo em seu interior. Trata-se do primeiro mercado autônomo da América Latina

O sistema é simples: o cliente baixa o app da Zaitt em seu smartphone, e nele acessa uma chave de segurança que abre a loja através de um leitor em sua porta. Lá dentro, produtos variados como bebidas, comidas, legumes, carnes e muito mais podem ser selecionados pelo cliente sem qualquer mediação humana.

Após escolher o produto, basta aproximar o celular do código e registrar sua compra. Ao fim, mais um registro confirma o controle da cobrança pelo sistema do aplicativo.

Para além da autonomia propriamente, o sistema acaba com um dos males da modernidade: as filas (não há, afinal, sequer um caixa). O processo é rápido e funcional, e a única parte que realmente precisa do trabalho humano, segundo Renato Antunes, um dos quatro sócios da Zaitt, é na reposição do estoque. Para dar certo de fato, porém, o sistema precisa contar com a honestidade das pessoas, pois não há segurança que confirme que o cliente não levou um produto sem registra-lo. Segundo Renato, no entanto, a aposta é mesmo essa, e não houve nenhuma ocorrência de roubo no primeiro mês de funcionamento da loja.

Se por um lado a tecnologia agiliza e facilita muitos processos como os citados, por outro perdem-se aspectos fundamentais da vida cotidiana, como por exemplo, o mero porém fundamental contato com outros seres humanos. Segundo Renato, a ausência de funcionário significa uma economia de até 10 mil reais mensais – o que também se traduz na perda de alguns empregos em potencial. Trata-se de mais um dos muitos paradoxos intrínsecos aos imensos benefícios que os avanços tecnológicos nos trazem.

Por trás do primeiro mercado autônomo da América Latina está também o Angatu, um escritório de arquitetura capixaba que acredita na arquitetura como “meio de impactar positivamente a sociedade”. A Zaitt fica na Praia do Canto, em Vitória, no Espírito Santo, e funciona 24 horas por dia, 07 dias por semana.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Wired Festival CreativeX: premiação que celebra criatividade e inovação brasileiras tem inscrições abertas