Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O impacto das novas tecnologias sobre a maneira com que fazemos compras é evidente. Se hoje já é natural adquirir uma imensa gama de produtos sem precisar sair de casa com alguns poucos cliques, o futuro da experiência de compra de produtos que não podemos ou queremos aguardar pela entrega é o mercado autônomo. É nisso que aposta o grupo de empreendedores capixaba por trás da Zaitt – uma loja que dispensa a presença de qualquer funcionário no atendimento ou mesmo em seu interior. Trata-se do primeiro mercado autônomo da América Latina
O sistema é simples: o cliente baixa o app da Zaitt em seu smartphone, e nele acessa uma chave de segurança que abre a loja através de um leitor em sua porta. Lá dentro, produtos variados como bebidas, comidas, legumes, carnes e muito mais podem ser selecionados pelo cliente sem qualquer mediação humana.
Após escolher o produto, basta aproximar o celular do código e registrar sua compra. Ao fim, mais um registro confirma o controle da cobrança pelo sistema do aplicativo.
Para além da autonomia propriamente, o sistema acaba com um dos males da modernidade: as filas (não há, afinal, sequer um caixa). O processo é rápido e funcional, e a única parte que realmente precisa do trabalho humano, segundo Renato Antunes, um dos quatro sócios da Zaitt, é na reposição do estoque. Para dar certo de fato, porém, o sistema precisa contar com a honestidade das pessoas, pois não há segurança que confirme que o cliente não levou um produto sem registra-lo. Segundo Renato, no entanto, a aposta é mesmo essa, e não houve nenhuma ocorrência de roubo no primeiro mês de funcionamento da loja.
Se por um lado a tecnologia agiliza e facilita muitos processos como os citados, por outro perdem-se aspectos fundamentais da vida cotidiana, como por exemplo, o mero porém fundamental contato com outros seres humanos. Segundo Renato, a ausência de funcionário significa uma economia de até 10 mil reais mensais – o que também se traduz na perda de alguns empregos em potencial. Trata-se de mais um dos muitos paradoxos intrínsecos aos imensos benefícios que os avanços tecnológicos nos trazem.
Por trás do primeiro mercado autônomo da América Latina está também o Angatu, um escritório de arquitetura capixaba que acredita na arquitetura como “meio de impactar positivamente a sociedade”. A Zaitt fica na Praia do Canto, em Vitória, no Espírito Santo, e funciona 24 horas por dia, 07 dias por semana.
Publicidade
Depois de 54 anos de serviços exemplares prestados à aviação, o último Boeing 747 produzido deixou a fábrica para...
Qual é a sobremesa mais famosa do Brasil? Servido das mais diversas formas e agora com caras e sabores diferentes, o...
Você até pode alegar que não faz parte das estatísticas, mas um terço dos americanos não lava as mãos depois de...
Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, patentearam um nova descoberta que pode ser...
Se você é uma das bilhões de pessoas no mundo que precisa de um óculos, sabe o quanto não enxergar direito...
Não estranhe se você viajar para a Rússia e encontrar diversas pessoas com o logo do Domino's tatuado na...
Muitas vezes nós agimos como se a espécie humana fosse a única a conviver em uma cidade, mas as coisas não são bem...
Dividir a vida com outra pessoa é uma delícia. Ter um cobertorzinho de orelha para te esquentar quando esfria então,...
Uma câmera com sistema dinâmico está sendo desenvolvida na Ishikawa Oku Lab - Universidade de Tóquio. O sistema...