Inspiração

Conversamos com a autora de uma ‘casa na árvore’ maravilhosa para gatos de rua

por: Kauê Vieira

Os gatos integram o grupo de animais peculiares. Conhecido por uma suposta indiferença, suposta pois não é nada disso. Poucos bichos são tão carinhosos quanto estes felinos. Habitué de apartamentos e companheiros de pessoas que preferem viver sozinhas, eles encantam pelo charme e elegância.

Mas não se engane, já que os gatos podem sim dar bastante trabalho. Quem nunca chegou em casa e se deparou com a terra do vaso de planta espalhada pelo chão do apartamento? Coisas da vida de quem cria gatinhos.

Como nem tudo são flores, assim como os cachorros, os gatos também são vítimas do abandono. O Brasil possui cerca de 30 milhões de animais abandonados de acordo com levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Deste número imenso, cerca de 10 milhões são gatos.

Ao mesmo tempo em que existem pessoas insensíveis, a solidariedade também se faz presente. Uma moradora da Mogi Guaçu, cidade há pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, é o exemplo perfeito de amor aos animais. Marilene Patas resolveu criar uma espécie de ‘prédio para gatos’ em uma árvore na frente da sua casa.

Marilene com Negrita, uma de suas favoritas

Nós fomos atrás desta história inspiradora e conversamos com Marilene, que com bastante entusiasmo se declarou uma amante dos animais.

“Confesso que estou surpresa e muito feliz. Pois tudo que faço é por muito amor. Moro em Mogi Guaçu, São Paulo e acredito que minha paixão por animais seja herança (risos). Pois sou igual a minha mãe, totalmente apaixonada. Nunca tive gatos pelo fato de sempre ter tido cachorros. Hoje tenho quatro cachorros no meu quintal de casa. Todos resgatados. Alguns com histórico de muito sofrimento”, relata em entrevista ao Hypeness.

Moradora do mesmo bairro há 16 anos, ela improvisou em uma árvore várias caminhas para os felinos. São espaços feitos com cobertores coloridos e dispostos nos galhos da planta. O resultado você já sabe, a árvore se transformou no point preferido dos bichanos.

“Eu sempre coloquei baldinho com água e ração na minha calçada. E não estou bem certa, acredito que tem uns três anos que começaram a aparecer gatos comendo a ração dos cachorros. Fiquei com muita dó e comecei a colocar também a ração de gatos. Aí eles foram aparecendo. Hoje cinco são fixos, sendo 4 fêmeas, todas castradas. E também muitos visitantes (risos). Infelizmente não posso recolher, mas faço o possível pra dar um pouco de conforto pra eles”, salienta.

A Casa na Árvore se tornou um sucesso e o vídeo postado no Facebook viralizou, chamando a atenção de inúmeras pessoas comovidas com o gesto de bondade e carinho de Marilene.  Mas e os vizinhos? Segundo Marilene não teve tempo ruim não.

“Tive a ideia num filme onde os gatos dormem em redes. Fiz o teste e aprovaram (risos). Eles ficam o dia todo na rede. Algumas vezes dois na mesma rede. Tenho uns vizinhos abençoados que ajudam a cuidar e já acostumaram com eles”.

Ela ainda ressalta o carinho dos felinos, “eles não são ariscos. Têm uns quatro que adoram colo”.

Criatividade e amor aos animais, a história de Marilene Patas demonstra que de fato gentileza, gera sim gentileza. “O mais importante é tentar mostrar o quanto é gratificante cuidar dessas crianças de quatro patas. O retorno é muito maior”.

Publicidade

Fotos: Marilene Patas/Reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Padeiras Negras: projeto empodera mulheres da periferia através da panificação