Seleção Hypeness

Da fermentação natural aos sabores ‘diferentões’: 7 pizzarias de SP que fazem valer o Dia da Pizza

por: Gabriela Rassy

Publicidade Anuncie

O Dia da Pizza, comemorado dia 10 de julho, inspirou o Hypeness a montar uma lista com pizzarias artesanais que fazem a massa com processo de fermentação natural. Leve e macia, a massa cheia de bolhas está já em muitas casas espalhadas por São Paulo e vale muito provar cada uma delas. A capital paulista não perde muito para as clássicas produzidas em Napoli, onde as mais tradicionais são produzidas.

A pizza é uma das delícias mais consumidas em terras paulistas. Segundo levantamento de 2010 feito pela ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico, no Brasil são consumidas diariamente cerca de 1,5 milhão de unidades por dia. Mas só no Estado de São Paulo saem 800 mil, ou seja, 53% do total.

As massas de fermentação natural são leves e saborosas

As massas de fermentação natural são leves e saborosas

Vamos te levar agora numa viagem gastronômicas pelos melhores cantos para provar uma bela pizza. Chega o queijo escorre!

1. Divina Increnca

R. Dr. Miranda de Azevedo, 1152 – Vila Anglo Brasileira – São Paulo – SP
Terça a domingo, das 18h às 23h

Definitivamente uma das minhas favoritas. É bem mais para o estilo italiano, do que para o brasileiro, então não espere dois palmos de recheio. Vem tudo na medida para sentir cada sabor delicadamente – inclusive da massa.

No melhor estilo napolitano, a Divina Increnca se destaca na lista

No melhor estilo napolitano, a Divina Increnca se destaca na lista

2. Leggera

R. Diana, 80 – Vila Pompeia – São Paulo – SP
Terça a quinta, das 19h às 23h, sexta e sábado, das 19h às 23h30, domingo, 19h às 22h

Um pedaço quase real da Itália em São Paulo, as pizzas individuais são saborosas e com recheio na medida certa. Faz pizzas tipicamente napolitanas, com fermentação natural e farinha italiana, além de ingredientes importados direto de lá. Tudo lindo e artesanal. Vale deixar um espacinho para a duplinha de cannoli de ricota com gotas de chocolate.

3. Mamma Concetta

Rua Professor Pedreira de Freitas, 629 – Tatuapé – São Paulo – SP
Terça à Domingo, das 18h30 às 23h | Sexta e Sábado até às 00h

O cardápio tem mais de 80 sabores de pizzas gourmet e de formas artesanais – tem até uma mega borda para os apaixonados pela massa. Os Ingredientes frescos são todos selecionados pelo próprio Chef Bruno Bellante e os sabores vão dos tradicionais às opções veganas.

4. Bráz

São Paulo (Moema, Higienópolis, Perdizes, Pinheiros, Vila Mariana e Tatuapé), Campinas (Cambuí) e Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e Jardim Botânico)

Em 2014 a rede começou a fazer a transição para as massas de fermentação natural. Abriu seis sedes espalhadas por SP, além de uma em Campinas e duas no Rio sempre mantendo a qualidade no processo. Vale provar as criações da Bráz Elétrica, com ambiente mais informal e sabores exclusivos.

5. Fior de Grano

Av. Rouxinol, 621 – Moema
De segunda a quinta das 19h às 23h; de sexta a domingo das 19h às 00h

Além da fermentação natural, o processo desta massa é lentíssimo: dura 48 horas. Feita de forma totalmente artesanal, Fior de Grano usa uma mescla de farinhas italianas, unindo a tipo 1 à outros seis cereais – tem opção de massa integral também. Assada em forno elétrico, as pizzas são individuais mas muito bem servidas. A Vegetariana leva molho pomodoro italiano, mussarela de búfala, caponata de berinjela, queijo grana padano, rúcula e sal de guerande com tartufo bianco.

6. Guarita Bar

R. Simão Álvares, 952 – Pinheiros, São Paulo – SP
Terça a sexta, das 18h à 1h45; Sábado, das 17h à 1h45; Domingo, das 17h à 00h

Bar de coquetelaria autoral, que serve também petiscos de boteco e boas pizzas com massa de fermentação natural. As pizzas seguem o estilo clássico napolitano – tanto na massa quanto em serem individuais -, e os recheios vão das opções tradicionais às combinações mais inusitadas, como a pizza de cogumelos, haddichio, gorgonzola e balsâmico e até mesmo uma com barriga de porco, pepino, maionese, sriracha e coentro.

7. A Pizza da Mooca

R. da Mooca, 1747 – Mooca, São Paulo – SP
Terça a quinta, 18h às 23h30, sexta e sábabdo, das 18h às 00h, domingo, das 18h às 23h

A pizza do bairro tradicional de SP segue à risca os preceitos da vera pizza napolitana, com massa leve e saborosa fermentada por até 72 horas, e coberta com molho fresco. Os recheios criados pelo chef Fellipe Zanuto trazem pedidas como a Salmone, com salmão defumado, creme de queijo, cebola roxa e rúcula, e a Carbonara, com ovo e bacon.

Publicidade Anuncie

Fotos: Divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça o hotel pensado para ser o mais ‘instagramável’ do mundo