Arte

Diário inédito de Saramago é encontrado em seu computador e será publicado em outubro

por: Redação Hypeness

Preparem-se amantes da literatura e da língua portuguesa, pois um diário inédito de José Saramago foi encontrado. Oito anos após a morte de um dos maiores escritores de todos os tempos, os escritos foram colhidos em seu computador pessoal e agora serão publicados em uma edição especial em Portugal e na Espanha.

O anúncio foi feito pela viúva do português, Pilar Del Rio. O volume é o sexto e último de Cadernos de Lanzarote, obra escrita em 1998 e vencedora do prêmio Nobel de Literatura.

O título é uma referência à ilha de Lanzarote, nas Canárias, onde José Saramago viveu até morrer em 2018, aos 87 anos de idade. O tesouro literário estava escondido em pasta dentro do computador do autor de célebres romances.

A notícia deixou até sua companheira de vida surpresa

“Achava que tudo já tinha sido publicado. Fiquei perplexa quando me dei conta que ninguém sabia da existência desse livro”, disse à AFP Pilar Del Rio, que além de escritora e tradutora, preside a Fundação José Saramago, em Lisboa.

Coincidentemente a obra marca com classe os 20 anos do Nobel de Literatura recebido por Saramago. Autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago é considerado um dos grandes responsáveis pela evolução da língua portuguesa. Sua obra está presente em diversos momentos da vida brasileira, como nas canções e poemas declamados pela cantora Maria Bethânia.

Recentemente o romancista com mais de 30 livros escritos foi tema de exposição realizada em um dos prédios mais icônicos de São Paulo. “Saramago – Os Pontos de Vista” reuniu materiais inéditos dele no Brasil.

Publicidade

Foto: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
E se os estados fossem pessoas? SP, RJ e Minas ganham suas versões