Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A mutilação genital feminina na Nigéria é um tema que está em voga há algum tempo. De um lado estão os defensores a manutenção de tradições. Do outro mulheres e pessoas que acreditam na importância de cessar práticas machistas.
Em meio ao cenário de debate, o presidente Goodluck Jonathan aprovou criminalização da mutilação genital feminina na Nigéria. Considerado o último ato de seu mandato, já que Jonathan foi derrotado no pleito eleitoral por Muhammadu Buhari, a lei federal representa uma mudança de postura do país da África Ocidental.
A medida, que também prevê punição aos homens que abandonarem suas mulheres e filhos, vai contribuir para a diminuição deste hábito mutilatório. De acordo com levantamento feito por entidades de defesa dos direitos humanos, a mutilação feminina atingiu 25% das mulheres nigerianas entre 15 e 49 anos. A ONU revelou em 2014 que o ato gera infertilidade, perda do prazer sexual, além de oferecer risco de morte causado por possíveis infecções.
Defensoras dos direitos das mulheres enxergam a lei como um avanço
Cercada por um debate que envolve tradição, mas também direito ao próprio corpo, a proibição da mutilação feminina traduz uma mudança oriunda do desenvolvimento social. Não se trata de um fim aos costumes tradicionais, mas de uma adequação aos tempos modernos.
“É crucial que continuemos com os esforços de mudanças de visões culturais que permitem a violência contra a mulher. Só assim esta prática agressiva terá um fim”, declarou ao The Guardian Stella Mukasa, diretora do núcleo de Gênero, Violência e Direitos do Centro de Pesquisas da Mulher.
Publicidade
Barbra Streisand, 75 anos, é uma das atrizes e cantoras mais bem sucedidas do século 20. Vencedora de duas estatuetas...
Paris Hilton andou bastante tempo sem aparecer na mídia e muita gente já havia até mesmo esquecido de sua...
Intrigante, complexo e, no bom e no mal sentido, confuso, A Origem, de Christopher Nolan, é um desses filmes que...
“Sou mãe de um adolescente preto, que usa o cabelo dredado, e sim… Uma abordagem violenta da Polícia contra um...
Os Estados Unidos despertaram os temores e a curiosidade de muita gente com a divulgação de vídeos de objetos...
Era uma noite especial para o estudante de relações internacionais David Reginaldo de Paula Silva, que depois de...
Dentre todas as dificuldades que um viciado atravessa, uma das mais graves e menos combatidas é o preconceito. E são...
O sitcom Disjointed foi cancelado abruptamente pela Netflix, mas a audiência canábica não ficará sem...
Debochada, sincerona, politizada e feminista. Com o crescimento das redes sociais, Titi Müller, migrou da MTV Brasil...