Debate

Estado de São Paulo anuncia proibição de caça em seu território, diz governador

02 • 07 • 2018 às 14:33
Atualizada em 03 • 07 • 2018 às 10:03
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Atendendo aos pedidos de ativistas e entidades, o Estado de São Paulo acaba de decretar a proibição de caça em todo o seu território. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Marcio França, que sancionou a medida na tarde do último dia (28).

De autoria do deputado Roberto Tripoli, o PL 299/18 proíbe o abate em todas as modalidades, diante de qualquer pretexto e para qualquer finalidade. O veto abarca a caça de animais doméstico, silvestres, nativos ou exóticos em áreas públicas ou privadas.

“Não cabe em São Paulo que as pessoas incentivem a violência contra animais como forma de defesa ou como forma de lazer”, explicou o governador paulista.

Quem for pego caçando no Estado de São Paulo vai pagar multa de R$ 4 mil

Os próximos passos dependem do que é chamado de ‘conciliação de interesses’. Ou seja, o governo diz não querer prejudicar nenhum dos setores, pois segundo Marcio França, “a gente sabe que tem influências na agricultura e pecuária”, completou.  

Vale ressaltar que o texto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e um dos motivos foi o crescimento da caça aos javalis, até aqui permitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Quem for pego caçando no território paulista vai pagar multa de R$ 4 mil e se o animal estiver em uma área de proteção ou ameaçada, o valor será triplicado.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness