Seleção Hypeness

Estes 9 perfis no Instagram são a prova de que gerar menos lixo só depende de nós

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

A incidência de plástico está ameaçando a vida na natureza. A produção excessiva de resíduos derivados do plástico provocaram uma série de eventos, protestos e uma mudança de postura de grandes empresas. Por exemplo, todo o mês de julho é usado para incentivar a diminuição da dependência do item.

Mas, além do Julho Sem Plástico, é preciso se conscientizar dos efeitos nocivos deste hábito, que pode sim ser alterado.

Como fazer isso? Não existe uma fórmula certa, mas estes nove blogs e contas no Instagram brasileiros prometem ser uma fonte de inspiração sem fim. ♥

Um ano Sem Lixo

Em 2015, Cristal Muniz se propôs um desafio: passar o ano inteiro sem produzir lixo. A ideia deu tão certo que o blog dela continua sendo atualizado até hoje, com muitas dicas para quem pretende começar a viver com menos desperdício.

View this post on Instagram

Bucha vegetal pra lavar louça no lugar das esponjas plásticas é mais uma dica pro #julhosemplastico! 🌿 Essa aí é tão grandona que nem coube toda na foto. 😂 A bucha é uma opção incrível porque é mais barata (costuma custar uns R$10 uma gigante dessa que dura mais de um ano!), é livre de plástico e é compostável! A gente já conhece ela pra usar no banho, mas eu gosto mesmo é de lavar louça. Corte a bucha em pedaços de cerca de 10cm e use pra lavar a louça junto com seu #detergenteliquidonatural, o PUC. 😎✨ Ela é bem diferente sim, demora um pouco pra se adaptar ao uso, mas dá tudo certo também! Ela não risca panela, pode ficar tranquilo. Cada pedaço eu uso por cerca de 3 meses. Quando ela já tá meio feia, murcha e estragando, eu coloco na composteira e tcharam: ela vira adubo! 🌱 Diferente das esponjas de plástico que são pouco recicladas de fato, apesar de teoricamente serem recicláveis. 😰 Pra manter ela limpa e bonita, sempre limpe depois de lavar a louça pra tirar os pedacinhos de comida e deixe secando em um lugar que ela seque MESMO. 👈🏼 Isso é importante pra que ela não crie mofo nem comece a se decompor. Se ela ficou com cheiro ruim, dá pra deixar de molho na água fervente com vinagre pra desinfetar. ✏️ Você encontra pra comprar em feiras livres, em algumas floriculturas, em lojas de produtos naturais. Muitas pessoas tem bucha plantada no quintal! Pergunta pros seus conhecidos, você deve achar um pé-de-bucha pertinho de ti. #umanosemlixo #umavidasemlixo #umlixoamenos #lixozero #desperdiciozero #zerowaste #trashisfortossers #zerowastehome #nowaste #notrash

A post shared by Um Ano Sem Lixo (@umanosemlixo) on

Por Favor Menos Lixo

Além de dar uma verdadeira aula sobre como reduzir seu lixo nos stories do Instagram, a Karin simplesmente está curtindo uma volta ao mundo gerando o mínimo de resíduos possível. No blog, ela detalha como reduzir o lixo de cada cômodo da nossa casa.

View this post on Instagram

Completamente apaixonada por esse desodorante natural Biork da Energy Balance. A embalagem é zero plástico, toda feita de cortiça e o rótulo é de papel reciclado. Sem teste em animais nem químicos.⠀ ⠀. O “cristal de potássio” é uma formação natural que acontece. Ele é extraído e enviado para as fábricas fazerem esse formato, mais confortável para a axila. Em contato com a água, faz uma fina camada que impede que bactérias se proliferem. Basta molhar a pedra e passar na axila. O suor ocorre naturalmente, mas as bactérias não se proliferam e com isso não dá o famoso CC. Dura bastante tempo e da pra levar na bolsa 😉 Quando acabar, a cortiça pode ser reutilizada ou compostada.⠀ ⠀. Mas atenção aos espertinhos que se aproveitam pra lançar versões enganadoras. Se não estiver escrito NATURAL, mesmo que o nome seja Eco, Naturaleza, Botilindo etc, é pq não é! Se usar o termo “natural”, sem ser natural, dá processo feio! Por isso que tem o marketing. Se estiver escrito ANTITRANSPIRANTE, cuidado redobrado. Não existe antitranspirante sem ser à base de químicos beirando o diabólico. Vejam a diferença de composição e dos rótulos.⠀ ⠀. Cuidem do seu corpo e da sua saúde!!!!!! Informem-se, pesquisem, questionem!⠀ ⠀ Foto na loja @mollerensylvia #pfmlNaNoruega #zerowastenorway #naturalcosmetics #naturalbeuaty – isso não é publipost.

A post shared by Karin Dreyer (@por_favor_menos_lixo) on

Fê Canna

Além de ter um feed lindo, a Fê Canna também compartilha aquelas dicas e reflexões maravilhosas para quem busca viver em um mundo com menos plástico. Para ajudar nessa tarefa, ela acaba de lançar uma marca de saquinhos para compras a granel, a Furo.

View this post on Instagram

[ english below] Dia 3 de julho foi o dia internacional sem sacos plásticos. Eu postei essa foto nas histórias e queria conversar sobre sacolas reutilizáveis por aqui também. Eu sei que muita gente que me segue nem pensa em comprar sacolas plásticas no mercado ou aceitar sacolas plásticas de lojas, mas esse hábito ainda não pegou pra maioria das pessoas. No movimento desperdício zero a gente discute problemas muito complexos de serem resolvidos com os meios que temos hoje, mas imagina se a gente conseguisse convencer pelo menos as pessoas mais próximas da gente de que é uma boa ideia andar sempre com uma sacola reutilizável e recusar os saquinhos de plástico das compras do hortifruti? Faria uma diferença enorme e esse é um dos hábitos mais simples de adotar. Sei que muita gente acaba esquecendo as sacolas que tem em casa, qual é a sua tática pra lembrar? Me conta nos comentários, depois vou divulgar as ideias! ⠀ July 3rd was international plastic bag free day. In the zero waste movement we discuss some very complex issues, that are hard to resolve with the means that we have today. But imagine if we could convince our friends and family that it is a good idea to always have a reusable canvas bag with you and refuse the plastic bags? It would make a huge impact and it is the easiest habit to adopt. I know that it is very common to forget the reusable bag at home. Tell me, what is your trick to never forget? ⠀ #julhosemplástico #plasticfreejuly #30diassemplástico #30diassemplastico #julhosemplastico #comprassemplastico #desperdíciozero #lixozero #semplástico #zerowaste #semdescartaveis #desafioecoera #impactoecoera #lookecoera #7diassemsacolaplastica

A post shared by Fernanda Cannalonga (@fecanna) on

Aline Matulja

Uma das pessoas desse mundo que mostra como é possível diminuir nossa geração de lixo sem ser chato. Cada sequência de stories desta engenheira ambiental porreta é uma aula de como podemos ser a melhor versão de nós mesmos. Não deixe de assistir a um dos destaques no Instagram dela e delicie-se ao descobrir como falar sobre sustentabilidade de maneira didática e divertida.

Fuck Disposables

Até que enfim um homem nessa lista, né? O Lourenço usa o Instagram para falar sobre temáticas relacionadas à redução de lixo e sempre compartilha ótimas dicas por lá.

View this post on Instagram

Hoje fiz minha primeira compra a granel sem embalagem plástica! O processo de compra foi exatamente igual, apenas entreguei pra moça meus saquinhos. Tive que pegar 1 sacola plástica pois o bicarbonato de sódio tava vazando pelo tecido. Esses saquinhos foram quase todos reutilizados dos que já tinha em casa. Lavei tudo muito bem (inclusive os de sapato) e ficou ótimo! Não foram suficientes pra pegar tudo que eu queria, então vou pedir pra minha tia costureira fazer (e me ensinar) alguns com umas camisas velhas ou lençol furado. Gostei da dica @por_favor_menos_lixo de colocar os grão que vão ser lavados nos saquinhos de fibra sintética e os que não são lavados na de algodão, pra evitar a ingestão de micro plásticos. #zerowaste #zerodesperdicio #lixozero #zerowastebrasil

A post shared by lourenço capriglione (@fuckdisposables) on

Jornada Zero Waste

Além de compartilhar muita informação no Medium sobre sua vida e uma viagem feita para conhecer lugares que não produzem lixo, a Livia também está montando a primeira loja sem lixo do Brasil – espia só a entrevista que ela deu para o Hypeness sobre o espaço.

Menos 1 Lixo

O que começou como um desafio da Fê Cortez de deixar de consumir copos descartáveis láaa em 2015 deu origem a um copo portátil, uma marca e a um movimento lindo. Hoje, o perfil da Menos 1 Lixo compartilha muitas dicas no Instagram e a Fê comanda a primeira websérie sobre lixo marinho feita completamente em português – a Mares Limpos, disponível no Youtube.

Casa sem Lixo

Uma família buscando reduzir sua produção de lixo que mostra que sustentabilidade vem em diversas formas – e funciona mesmo para quem tem crianças pequenas.

Marina Godward

A Marina, ou MIMA, é vegana e fala sobre alimentação e sobre como diminuir o lixo gerado em nossas vidas. Além de um canal maravilindo no Youtube, ela compartilha fotos e inspiração através do Instragram.

View this post on Instagram

10 passos para utilizar menos plástico: 🌿troque as sacolas e saquinhos de plástico pelos de pano. 🌿compre uma garrafa reutilizável e ande sempre com ela na bolsa, reabasteça sempre que encontrar bebedouro/filtros (você ainda economiza dinheiro evitando comprar água toda hora). 🌿pare de usar canudos, ou compre canudos de alumínio/bambu/vidro e ande sempre com um. 🌿troque a esponja tradicional por bucha vegetal. 🌿troque o supermercado pela feira e lojas que vendem a granel. 🌿quando for comprar uma escova de dente nova, opte por uma de bambu/biodegradável. 🌿faça sua própria pasta de dente e desodorante. 🌿faça um kit zero lixo, com guardanapo de pano e talheres reutilizáveis. Leve com você sempre que for comer na rua. 🌿repense a necessidade de pintar as unhas toda a semana. 🌿pense 2 vezes antes de comprar qualquer coisas embalada (sua saúde agradece!) . deixem aqui nos comentários qualquer dúvida sobre esses passos que eu vou ter o maior prazer em ajudar 🙇🏻‍♀️ . p.s: vou começar a marcar todos os posts sobre Lixo Zero com a hashtag #mimazerolixo, assim é só vcs clicarem nela e vão encontrar todos os posts sobre o assunto 💃🏻 . . . . #zerolixo#lixozero#sustentabilidade#eco#semlixo#estilodevida#semplastico#semanadomeioambiente#sejaconsciente#begreen#ecologico#sejavegano#veganize#veganismobrasil#pelosanimais#peloplaneta#mulheresveganas#psoriasis#psoriasisawareness

A post shared by MIMA (@marinagodward) on

 

Publicidade Anuncie

Fotos em destaque: Unsplash

Fotos no corpo do texto: Reprodução Instagram


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Escreve para o Hypeness desde 2014 e conta suas experiências como viajante consciente através do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Shopping distribui canudos de alumínio de graça em SP nesta sexta