Ciência

Fazer essas 11 coisas todos os dias te torna mais feliz, de acordo com a ciência

por: Redação Hypeness

Por mais que todos a desejemos, e apliquemos boa parte do propósito de nossas vidas em sua busca, a felicidade não é um conceito simples de se definir, e muito menos de se alcançar. Em valores absolutos e na frieza da análise real, não é exagero afirmar que a felicidade como um todo é algo inalcançável, mas que devemos seguir buscando – pois talvez ela seja, de modo geral, a média de nosso esforço por ela, traduzida em momentos de alegria e prazer evidentes.

Ainda que diante de tantas abstrações, existem coisas práticas e objetivas que podem ser aplicadas, quase que sem erro, sobre a vida de qualquer pessoa, para que a felicidade se torne mais constante e presente. A empresaria Belle Beth Cooper, desenvolvedora do app Exist, reuniu 11 práticas que a ciência comprova como caminhos para encontrar a felicidade – ou, ao menos, para que o lado bom da vida seja sempre maior do que o ruim.

1.Sorria mais

Sorrir evidentemente nos traz alegria e, segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, o efeito é ainda maior se o sorriso for acompanhado de pensamentos positivos.

2. Pratique exercícios

Uma matéria no The New York Times sugere que meros sete minutos de exercícios diários são capazes de não só elevar nossa sensação de felicidade, como até mesmo superar casos de depressão.

3. Durma mais

Para além da necessidade fisiológica, diversos estudos confirmam que mesmo cochilos rápidos no meio do dia são capazes de mudar nosso espírito, e afetar positivamente nossa saúde, nos trazendo pensamentos positivos e aliviando impulsos negativos.

4. Encontre seus amigos e sua família

A felicidade é diretamente ligada ao prazer de estar ao redor de quem se ama, e um estudo de Harvard sugere que a própria ideia de felicidade é ligada a ter a família e os amigos por perto. A pesquisa com centenas de pessoas sugere que a relação com quem se ama é a única constante resposta sobre o que é a felicidade.

5. Fique ao ar livre com frequência

Um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, sugere que, em termos de ambiente, a felicidade é também especialmente estimulada ao ar livre – especialmente diante da natureza, do verdade, do mar e do sol. Da vida pessoal, amorosa até a profissional, tudo melhora, segundo o estudo, quando se vive ao ar livre.

6. Ajude o próximo

100 horas de ajuda ao próximo por ano são um meio bastante eficaz para ajudarmos a nós mesmos, em busca de nossa felicidade. É isso que um estudo publicado no Journal of Happiness Studies sugere: gastarmos nosso tempo e nosso dinheiro para melhorar a vida alheia nos traz propósito e melhora nossa auto-estima.

7. Planeje viagens (mesmo que você não as realize)

O efeito positivo de uma viagem pode ser tamanho que muitas vezes não é preciso sequer de fato viajar – basta planeja-la para melhorar nossa vida. Estudos sugerem que às vezes o pico de uma felicidade está em seu planejamento, e no desejo de realiza-la, capaz de aumentar nossa endorfina em 27%.

8. Medite

Não é preciso qualquer relação religiosa ou institucional, mas meditar pode melhorar nosso foco, atenção, clareza e tranquilidade. Um estudo do Hospital Geral de Massachusetts, comprovou que, após uma sessão de meditação, o cérebro estimula partes ligadas à compaixão e à autoestima, e diminui o estimulo em partes ligadas ao estresse.

9. Viva próximo ao seu local de trabalho

Essa é fácil de medir, e sequer precisaria do estudo que comprova sua eficácia: evitar o trânsito diário é um caminho evidente para a felicidade. Além disso, no entanto, o senso comunitário de trabalhar nas redondezas de onde se vive, e de contribuir com tal comunidade, afeta nossa felicidade dramaticamente.

10. Pratique a gratidão

Um simples experimento, no qual se pedia aos participantes que anotassem aquilo pelo qual sentiam gratidão em seus dias, transformou o temperamento dos envolvidos radicalmente para o bem. Não é preciso anotar, é claro: basta estimular o sentimento de gratidão para sentir a benesse que tal sentimento pode nos trazer.

11. Envelheça

Essa é a mais fácil, pois, afinal, basta se estar vivo para realiza-la. O debate é intenso, mas são várias as pesquisas que sugerem que conforme ficamos mais velhos naturalmente nos sentimentos mais felizes e melhores. Seja pela experiência, pela tranquilidade, pelo conhecimento, o fato é que estar vivo e viver por bastante tempo nos traz felicidade – algo ao mesmo tempo complexo e, no entanto, evidente.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colisão inédita entre buraco negro e astro misterioso é detectada por cientistas