Debate

Para evitar cópias criadores estão registrando seus memes oficialmente

por: Redação Hypeness

Meme é coisa séria! Se você não acredita deveria, pois atualmente muita gente está finalmente se dando conta da importância de proteger suas criações intelectuais, mesmo que elas não sejam, vamos dizer, tão inteligentes assim.

De acordo com a Revista Galileu, muitos usuários de internet estão registrando seus memes de modo oficial para impedir imitações. Certamente você já deve ter visto nas redes sociais debates sobre cópias de memes ou de frases de sucesso. A saída seria patentear?

Pensando em explorar seus memes comercialmente e tirar algum dinheiro extra a filósofa gaúcha Francine Grando procurou um escritório de advocacia para garantir a exclusividade da ilustração O que queremos, usada exaustivamente para todos os assuntos do mundo.

Você já parou pra pensar que por trás de um meme existe uma criadora?

“Descobri no meu estudo que é a empatia que gera movimento na internet. Eu não ganhei com a tirinha, mas uso esse estudo com meus clientes e fiz muitas palestras no Brasil”, disse ao site da Galileu.

Atualmente pipocam escritórios de advocacia especializados no oferecimento de assistência jurídica para pessoas que querem registrar ou até mesmo impedir a reprodução sem autorização dos memes nas redes. Agora, será mesmo possível barrar a proliferação de imagens em uma comunidade com bilhões de pessoas de países diferentes?

Talvez não, mas para especialistas a patente pode auxiliar o autor a responder pela criação em contato com empresas interessadas em utilizar o meme em suas ações comerciais. É a chamada proteção marcária, que evita confusão entre os consumidores assegurando os créditos ao devido responsável pelo objeto.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brian May conta que sofreu infarto após machucar o glúteo em casa: ‘Quase morri’