Ciência

Pesquisadores desenvolvem algoritmo capaz de diagnosticar problemas cardíacos

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Principal causa de mortes em todo o mundo, os problemas cardíacos e principalmente os enfartos levam a óbito, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 60 milhões de pessoas anualmente. Enquanto a rapidez em descobrir e combater tais problemas pode ser a diferença entre a vida e a morte, o diagnóstico dos problemas de coração não é simples nem fácil. Por conta da dificuldade em reunir e ler os dados médicos diante das diversas várias que podem afetar um diagnóstico em uma situação de emergência, até aqui a inteligência artificial ou a tecnologia de modo geral não foram mais eficazes que o conhecimento humano para detectar um de tais males.

Essa realidade por estar mudando, como uma excelente notícia em potencial para o futuro da medicina, através do trabalho de dois médicos e pesquisadores alemães. Nils Strodthoff, do instituto Fraunhofer Heinrich Hertz, em Berlim, e Claas Strodthoff, da Universidade Médica Central Schleswig-Holstein, em Kiel, desenvolveram uma “rede neural” artificial capaz, através de um algoritmo, de perceber sinais de um infarto com a mesma eficácia, segundo os pesquisadores, que diagnósticos humanos.

A principal fonte para diagnosticar problemas cardíacos é o eletrocardiograma. São muitas as variáveis, ruídos e informações incorretas que podem atrapalhar tal processo – e Se justamente interpretar os dados de forma eficaz é o que pode salvar vidas, a pesquisa dos médicos alemães se valeu de informações de 150 eletrocardiogramas para chegar a uma eficácia inédita em tecnologias para diagnóstico – praticamente a mesma de um médico especialista.

A quantidade de informações, no entanto, ainda é pequena, e a expansão da pesquisa é cara, demorada e trabalhosa. O potencial, no entanto, é verdadeiramente imenso, para resultados diagnósticos ainda melhores, sem as emoções e o cansaço humano. A tecnologia dos pesquisadores Strodthoff, se confirmada em sua eficácia, poderá ser utilizada para outras frentes médicas – e trará mais um sentido verdadeiramente positivo para o desenvolvimento tecnológico que tanto nos conduz hoje.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Encontraram livros envenenados numa biblioteca da Dinamarca como em ‘O Nome da Rosa’