Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nem o título de país que mais consome agrotóxicos no mundo impediu os deputados federais brasileiros de aprovarem uma lei que aumenta ainda mais a quantidade de veneno servida junto com a comida do brasileiro.
Isso mesmo, a Câmara de Deputados acaba de liberar um ‘pacote de veneno’ com substâncias cancerígenas que podem prejudicar não só o meio ambiente, mas também nossa saúde.
Como se não fosse suficiente, agora a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados quer proibir a comercialização de alimentos orgânicos no Brasil. O Projeto de Lei 4576/16 prevê que supermercados, mercearias e sacolões não possam mais vender produtos de origem orgânica diretamente ao consumidor.
A proposta chega após a instauração do chamado ‘pacote de veneno’
Se aprovado, o PL vai permitir apenas aos pequenos produtores de agricultura familiar credenciados em organizações de controle social cadastradas em órgãos fiscalizadores do governo o direito de vender orgânicos.
A proposta, de autoria do deputado federal Edinho Bez (MDB – SC), tramita na casa desde meados de 2016. O parlamentar garante que seu objetivo não é lesar o consumidor, mas sim evitar fraudes e o que chamou de “feirantes desonestos”.
“Reportagens levadas ao ar em janeiro [de 2016] pela Rede Brasil Sul e Rede Globo mostraram feirantes desonestos flagrados em Santa Catarina e em outros Estados adquirindo frutas e hortaliças de forma convencional para revendê-las como ‘orgânicas’, disse ao Correio do Sul.
Com o avanço das ameaças simbolizadas pelos agrotóxicos, os impactos podem ser grandes entre produtores, vendedores e consumidores. No Brasil os supermercados são os principais difusores de alimentos de origem orgânica, ou seja, livre de pesticidas e outros venenos. Segundo pesquisa feita pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis) 71% dos consumidores compram frutas e verduras orgânicas no varejo convencional.
O projeto do deputado Edinho Bez tramita desde 2016
Tem mais, a Lei da Agricultura Orgânica autoriza a comercialização de produtos livres de agrotóxicos em qualquer estabelecimento. Basta o uso do selo SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica), obtido por auditoria ou fiscalização.
O texto segue agora para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Caso seja aprovado, vai para votação definitiva em plenário.
Publicidade
A cidade de Teresópolis, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, anunciou a primeira fase do seu lockdown: a...
"Como Vender Drogs Online (Rápido)" é uma daquelas séries não tão famosas mas que deveriam — e mereciam — ser....
Hoje, em Icaraí (MG), um estudante invadiu uma escola armado e atirou em alunos e professores. Duas pessoas estão...
"Achei um escravo no fumódromo! Quem for o dono avisa!" A frase racista acima foi proferida por Gustavo Metropolo,...
Pela primeira vez desde o nascimento do filho Isaac, a modelo Ashley Graham falou sobre maternidade na pandemia e os...
Sabemos que, diante da pandemia do novo coronavírus, o mundo já não é mais o mesmo e, assim, menos ainda será...
O apresentador de televisão Sikêra Jr. foi criticado após fazer uma postagem transfóbica em suas redes sociais. A...
Uma criança de 4 anos queimou severamente sua língua após ingerir de uma só vez dez balas ácidas em Melbourne, na...
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São...