Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Congelar óvulos é uma tendência entre mulheres que, seja por qual for o motivo, preferem postergar a maternidade, e viver outras demandas no atual momento de suas vidas sem fechar tal possibilidade. Trata-se de uma inovação médica importante e impactante para as mulheres, mas que, pelo seu alto custo, pode também ser utilizada como de forma questionável, se valendo do medo e do desconhecimento para se chegar ao lucro.
O momento da fertilização In Vitro
Uma pesquisa realizada pela comunidade médica antropóloga da universidade de Yale, nos EUA, percebeu uma curiosa tendência em tal cenário: cada vez mais mulheres bem-sucedidas, executivas ou detentoras de altos cargos em seus trabalhos, estão recorrendo ao procedimento e congelando seus óvulos. O motivo, no entanto, não é, segundo a pesquisa, o que a obviedade do cenário sugere: ao invés de o fazerem para investirem em suas carreiras, maior parte das mulheres participantes da pesquisa afirmaram que postergaram a maternidade é a falta de um parceiro.
Quem confirma tal tendência é a Dra. Marcia Inhorn, médica antropóloga responsável pelo estudo, que se valeu de informações oferecidas por sete diferentes clínicas de fertilização. Segundo Inhorn, essas mulheres, com idades entre 29 e 42 anos, já possuem uma carreira estabelecida, e o fazem por variações em torno do tema: algumas por quererem construir uma família a dois, outras por terem saído de uma separação, e outras que estavam em um relacionamento, mas com um homem que não se sentia pronto ou não tinha interesse em ter filhos. O planejamento de carreira era o ponto menos comum entre os relatos.
Representação de óvulo
Mas a questão permanecia: por qual motivo tais mulheres encontram essa dificuldade hoje? Uma das respostas apontadas pelo estudo é o fato das mulheres em tantos países serem hoje mais educadas e letradas do que homens, o que faria com que o padrão das possibilidades masculinas se tornasse menos atraente. Outro, no entanto, é a combinação de velhos preconceitos e machismos: o temor dos homens por mulheres bem-sucedidas se aliando ao medo do comprometimento, levando tais homens a se relacionarem com mulheres de menor sucesso que eles, procedimento que historicamente as mulheres não tendem a repetir.
A pesquisa, porém, levanta polêmica, diante do fato de que muitas empresas nos EUA e pelo mundo vêm oferecendo pagar o procedimento para suas executivas. Esse seria um incentivo para que elas deixassem a maternidade para um momento posterior, e seguissem somente trabalhando.
Publicidade
Cientistas da United States Geological Survey (USGS) em colaboração com a NASA e o Lunar Planetary Institute acabam...
Se sabemos que os cachorros ajudam em muito à nossa felicidade, uma pesquisa recente aponta que os benefícios da...
O psicólogo japonês Akiyoshi Kitaoka estuda a maneira como a mente formula imagens e é aficionado por ilusões de...
Desde cedo aprendemos que Júpiter, o maior planeta de todo o Sistema Solar, é uma gigante e inóspita bola de gás...
Dados do Memorando de Entendimento entre a Fiocruz e a AstraZeneca, assinado em 31 de julho revelam que o acordo da...
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o...
A pandemia de coronavírus tomou muita gente de surpresa. Cenas que não se viam há mais de cem anos - desde a...
Quando o asteroide 2022 AE1 foi descoberto, no início de janeiro, os primeiros cálculos apontaram a possibilidade de...
A ideia de que nossa personalidade profunda se revela muitas vezes através de hábitos e escolhas banais foi levada ao...