Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Como o nome já diz, a compensação ambiental nada mais é do que um mecanismo financeiro utilizado para balancear os impactos gerados pela construção de um empreendimento. É uma forma encontrada para impedir a degradação total das reservas naturais.
No caso de Cotia, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, a compensação está causando polêmica. Isso porque por meio de uma reviravolta judicial, o plantio de 800 mudas nativas de araucárias foi substituído pela doação de três impressoras para a Secretaria do Meio Ambiente e Agropecuária.
O valor total é de R$ 6.343,99 e apesar de estar amparada pelo Decreto Municipal número 8.119/2016, a medida excede a competência Constitucional do município paulista, além de contrariar a Constituição do Estado de São Paulo e o Decreto Federal número 4.340/2002.
Araucárias por impressoras?
Em entrevista ao Ciclo Vivo, Gonçalo Junior, advogado especialista em direito imobiliário e membro da comissão do meio ambiente da OAB de Embu das Artes, atestou que o recebimento de impressoras ao invés do plantio de novas árvores “ignora os princípios ambientais e inverte valores e disposições existentes, enquanto há uma vedação expressa para a aquisição de bens e equipamentos permanentes”.
De acordo com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu, desde 2011 a derrubada das araucárias já estavam nos planos dos responsáveis pela construção de um condomínio. No período o Ministério Público determinou “a modificação do projeto original, de forma a poupar as árvores; e redução do número de casas a serem edificadas, de forma a poupar nascente e araucárias existentes”.
Já para a prefeitura de Cotia não existe uma especificidade para o tipo de compensação a ser feita. A municipalidade assinala ainda que o recebimento das impressoras é fundamental para “uso da Secretaria de Meio Ambiente, de forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria”.
A administração pública encerra dizendo que a ação pode ter ocorrido pelo “volume de mudas e a capacidade do viveiro municipal na data do recebimento”.
Publicidade
Qualquer mulher já ouviu algum comentário sobre o seu corpo. Pode ser simplesmente alguém sugerindo que ela ganhou...
Um novo boletim médico sobre o estado de saúde do ator e humorista Paulo Gustavo, intubado na UTI com covid-19, foi...
Ao longo dos anos já se viu de tudo neste mundo, agora registros em vídeo de um elefante 'fumante' tem grandes...
Charli D'Amelio é considerada pela "Forbes" como uma das adolescentes mais ricas do mundo. A garota de 17 anos se...
A ansiedade deste futuro pai com o sexo do bebê acabou causando um incêndio florestal. Durante o chá-revelação,...
Harvey Weinstein, ex-todo poderoso de Hollywood, se entregou à polícia em Nova York na manhã desta sexta-feira (25)...
Internado desde o dia 13 de março no Rio de Janeiro, o ator e comediante Paulo Gustavo segue intubado, desde o dia 21...
Nos últimos dias, os telejornais norte-americanos foram tomados por notícias relacionadas aos furacões Harvey e...
Uma das primeiras coisas que aprendemos no ensino fundamental é a reconhecer a Bandeira do Brasil: verde, amarelo,...