Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se hoje o Uruguai é novamente uma seleção respeitada em todo o mundo do futebol, há pouco mais de dez anos o panorama era bem diferente. A Celeste não chegava à segunda fase da Copa desde 1990, não conseguindo nem se classificar nas eliminatórias em 1994, 1998 e 2006.
Se há um responsável pela mudança de patamar, certamente é o treinador Óscar Tabárez, chamado carinhosamente de Maestro pelos jogadores e imprensa uruguaios. O ‘Professor’ é uma expressão comumente usada no Brasil para se referir a técnicos. Mas no caso de Tabárez tem significado literal.
Diferenciado dentro e fora do futebol, o Maestro foi jogador profissional até os 32 anos, não tendo conseguido grande destaque na carreira. Após pendurar as chuteiras, passou alguns anos lecionando a língua espanhola em escolas públicas, enquanto conciliava o ensino e o trabalho como técnico. Em 2002, depois de ser demitido na Argentina, retomou a carreira como educador, passando quatro anos longe dos gramados.
E o interesse pela educação e a formação humana tem influência direta nos frutos do trabalho de Tábarez como técnico da Seleção Uruguaia, cargo que ocupa desde 2006. Ele foi o mentor de um projeto conhecido como El Proceso, ou “Processo de institucionalização de seleções e formação de seus futebolistas”.
Para começar, Tabárez convenceu a Asociación Uruguaya de Fútbol a padronizar as estruturas das seleções de base e da equipe profissional, não apenas do ponto de vista técnico e tático, mas priorizando o trabalho extracampo, estimulando ao máximo o estudo – e criando janelas entre os treinamentos dos jovens para que eles possam se dedicar à escola.
Diego Lugano, zagueiro uruguaio que foi capitão da seleção por dez anos, disse em entrevista à ESPN que Tabárez prioriza o lado humano, e não o de jogador profissional, exigindo que os atletas da seleção sejam “profissionais com valores e ética”.
Assim, o futebol uruguaio, que por décadas foi sinônimo de entradas duras e pancadas e que se aproximavam mais da violência que do esporte, voltou a ver a seleção figurar na elite mundial.
A quarta colocação na Copa de 2010 (melhor resultado desde 1970), o título da Copa América de 2011 (que o Uruguai não conquistava desde 1995) e a classificação para os Jogos Olímpicos de 2012 (depois de 84 anos de ausência) são alguns dos resultados mais expressivos.
O “Processo” do Maestro também tem resultados fora das quatro linhas, como o número considerável de atletas de base com o segundo grau completo e a união do grupo de jogadores da seleção principal – 10 dos 11 jogadores mais convocados da história da Celeste fazem ou fizeram parte da “Geração Tabárez”.
Aos 71 anos, o Maestro está precisando do auxílio de uma muleta para se locomover durante os treinamentos e jogos na Rússia.É que o treinador foi diagnosticado há dois anos com uma doença neurológica, a síndrome de Guillain-Barré, que afeta os seus nervos periféricos, mas não o impede de trabalhar. E de ensinar, como um bom professor.
Tabárez deve se aposentar do futebol profissional após a Copa, mas seus ensinamentos certamente continuarão ecoando no esporte uruguaio por muitos e muitos anos.
Publicidade
Mesmo dia de nascimento – separados por 25 minutos -, mesma escola, mesmo primeiro emprego... As irmãs gêmeas Irene...
Se ir à praia pode parecer banal para algumas pessoas, muitas crianças só puderam pisar na areia e entrar no mar,...
Por que nos alimentamos? Ora, saco vazio não para em pé, já diriam todas as nossas avós. Mas, ao contrário da...
Jessica Chastain e Octavia Spencer fizeram sucesso ao trabalharem juntas em 'Histórias Cruzadas' (2011) e estão...
A atriz britânica Sophie Turner viu sua vida se transformar diante do imenso sucesso da série Game Of Thrones, na...
O prêmio ‘The Best’, que elege o melhor jogador do mundo, ficou menos importante depois da eleição de Silvia...
Os padrões sociais são tão antigos quanto podemos imaginar. Ainda que eles costumassem ser ainda mais rígidos no...
Mais do que propriamente a utilização do material, o problema por trás do uso do plástico está exatamente em como...
Afinal, um pouco de representatividade não faz mal a ninguém! No domingo, a Marvel anunciou na Comic-Con de San...