Ciência

Reconstrução 3D mostra como era rosto do imperador romano Júlio César

por: Redação Hypeness

Muito se sabe sobre os feitos, a vida e a morte do imperador romano Júlio César. Um dos mais importantes líderes na transformação da república romana em um império, César foi um dos maiores líderes militares da história, expandindo o império, realizando reformas sociais e políticas e transformando Roma para sempre. Assumiu e governou o império como um ditador de 44 a.C a 49 a.C, e terminou sua vida assassinado a facadas por uma facção de senadores romanos. Apesar de ter sua vida detalhadamente contada em incontáveis biografias, um elemento básico sobre o imperador ainda não havia sido devidamente investigada até pouco tempo: como era exatamente seu rosto.

Registros imprecisos, como estátuas, pinturas e retratos em moedas indicavam historicamente como era a feição de Júlio César, e foi através de tais registros que um grupo de arqueólogos holandeses decidiu recriar o rosto dessa imensa figura histórica em 3D. Escaneando bustos, moedas e imagens, os arqueólogos Tom Buijtendorp e Maja d’Hollosy criaram a base para a feitura de um modelo em argila e silicone.

E assim se concluiu o rosto de um homem de cabelos grisalhos, olhos pretos, e um curioso formato de cabeça, com uma espécie de saliência – debate-se se tal característica seria fruto de um parto em cesariana, ou se o formato seja por causas naturais, como acreditam os arqueólogos holandeses.

Segundo Maja, a expressão séria e pouco amigável no modelo criado é proposital: “Ele era um general cujo trabalho era líder com cadáveres”, disse a arqueóloga.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Acidentes com morcegos aumentam 101% em São Paulo; entenda