Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se você é um defensor do meio ambiente e mora no Brasil vai precisar reforçar a segurança. O país sul-americano é o que mais mata ativistas e defensores da natureza. É o que diz levantamento realizado pela ONG Global Witness, informando que de 207 ambientalistas mortos, 57 eram brasileiros.
De acordo com o levantamento, 80% dos assassinatos eram de defensores da Amazônia. Dissecando ainda mais estes números, sete casos foram de massacre, mais de quatro defensores foram mortos ao mesmo tempo. Só no Brasil foram três chacinas, ou seja, 25 pessoas mortas.
A maioria dos homicídios é resultado de lutas por terras, em especial em função do agronegócio, seguido da mineração e do extrativismo (respondendo por 40 assassinatos). No mundo todo, 46 pessoas foram mortas em função de protestos contra a agricultura. No Brasil foram 12.
Entre os agravantes, segundo o relatório, a impunidade e a corrupção exercem grande influência no crescimento destes dados. Assim como em outras partes, no Brasil, os autores dos crimes permanecem soltos.
“No papel, o Brasil tem tudo para defender os defensores, mas, na prática, o governo brasileiro nunca implementou o programa de proteção aos defensores. Não só não implementa as medidas como debilita as instituições e protege as grandes corporações”, disse BuzzFeed News o autor do relatório da Global Witness, Ben Leather.
Ao pensar em assassinatos envolvendo a defesa do meio ambiente dois nomes saltam aos olhos. A missionária Dorothy Stang e o ambientalista Chico Mendes foram assassinados por causa da constante atuação contra o desmatamento e a invasão ilegal de terras.
Publicidade
Dez anos após ter assassinado o marido, Elize Matsunaga revelou recentemente ter escrito à mão um livro na prisão....
A proposta de reforma da Previdência foi entregue em mãos por Jair Bolsonaro a Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da...
Após anunciar, no final do ano passado, a aposentadoria de uma carreira de 39 anos no jornalismo que fez história na...
Laudos de necropsia feitos por legistas do Instituto Médico Legal (IML) apontam que quatro dos 27 mortos na chacina do...
Por conta de uma dança no TikTok, a vendedora Esmeralda Mello, de 21 anos, recebeu uma multa e quase teve uma...
Um grupo de pescadores de Santa Catarina foi responsável por uma descoberta histórica para a paleontologia mundial....
Mikhail Gorbachov morreu na última quarta-feira (30), aos 91 anos. O ex-Secretário Geral do Partido Comunista da...
A prefeitura de Fernando de Noronha estabeleceu 24 de junho como prazo para que toda a população a partir de 18 anos...
Para combater um pouco males causados pelo excesso de trabalho e trazer práticas saudáveis aos escritórios, duas...